Consultor Jurídico

Comentários de leitores

40 comentários

Mas..., e o CPP 40?

Elza Maria (Jornalista)

Tá bem. Supondo que a culpa seja do PGU, que deixou o Lula de fora da acusação. Como os argumentos usados pelo STF para condenar o Zézinho servem igualmente como uma luva para incriminar também o Lula pelos mesmos fundamentos, concluo que o STF, principalmente o ministro JB, que é relator do caso e foi quem presidiu o inquérito que antecedeu à ação penal, tinham ou têm o dever de extrair cópia dos autos e encaminhá-la ao PGU para oferecer ou aditar a denúncia contra o Lula, ou não se aplica ao STF e seus ministros o CPP 40? Indago aos entendidos se não haveria nessa omissão indícios de prevaricação e se tais indícios, levados às últimas consequências pela elasticidade da prova advogada pela ministra Rosa Weber e acompanhada pelos ministros Luiz Fux, Gilmar Mendes, Ayres Britto, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Carmen Lúcia, já não seriam suficientes para a condenação do ex-presidente Lula.

O mpf e o domínio do fato

olhovivo (Outros)

Não foi o stf que deixou lula de fora, foi o mpf, pois não cabe à corte processar ex officio.
Talvez a tese do mpf é que lula não tinha o domínio do fato. Ele achava que tinha maioria no congresso por mera simpatia aos seus belos olhos. O mpf também achou. Agh*~`*=#*##

Sem entender

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Ainda não consegui entender como o STF pensa em passar pelo crivo da história mantendo Lula de fora desta trama toda. Tudo bem. As elites brasileiras e o capital financeiro nunca estiveram tão bem desde que o Mensalão veio a público, com o Presidente "do povo", mas basta juntar um neurônio e meio para se constatar que se Delúbio, Genuíno e Dirceu são culpados, Lula jamais poderia estar de fora.

Ai professor

João Ricardo 1 (Outros)

Vc é tão fraquinho, mas tão fraquinho, que eu quase tenho pena de vc, mas eu me lembro que suas sandices alegram meu dia e que petralha tem que é que levar ferro mesmo.
Continue nos brindando com suas pérolas.

Somos todos palhaços ou burros mesmo?

Elza Maria (Jornalista)

Depois de ouvir os votos e me informar sobre a tal “teoria do domínio do fato” chego a uma conclusão horripilante: ou somos palhaços ou burros mesmo. Sim, pois se é possível concluir que o Zé Dirceu era o articulador do esquema para compra de votos a partir de ilações que são alcançadas pela colocação de premissas sustentadas em suposições (racionais) para preencher o vazio probatório de evidências cabais, então não há como admitir que o ex-presidente Lula não estivesse envolvido, se não no ápice da pirâmide dessa “organização criminosa”, ao menos dividindo a responsabilidade final com o Zé Dirceu. Qual o motivo para todo esse esquema? Sim, esta questão é crucial porque todo crime tem um motivo, e o desse esquema criminoso era a compra de votos de parlamentares no Congresso. Por quê? A quem e por qual razão interessa a compra de votos no Congresso? A razão de ser da compra de votos são os benefícios que o ex-presidente Lula tiraria para seu governo diretamente e para o seu PT indiretamente com a aprovação de leis que favorecessem aos projetos do primeiro e, consequentemente, aproveitariam ao segundo. Logo, o que estava na base do esquema era a governabilidade de um governo corrupto que manipulava um Parlamento igualmente corrupto. Aceitar que o Zé Dirceu pensou tudo sozinho sem a anuência do ex-presidente Lula é o mesmo que acreditar em fantasia de criança. O gota d’água contra a tentativa de blindar o ex-presidente Lula é o despudor com que tentou atrasar o julgamento e emparedar o ministro Gilmar Mendes com um arremedo de chantagem estilo sindicalista. Portanto, deixar o ex-presidente Lula fora desse processo ou é falta de coragem da acusação e dos julgadores, ou é intencional, o que os torna farinha do mesmo saco: coniventes de algum modo.

Confusão.

Diogo Duarte Valverde (Advogado Associado a Escritório)

Por falar em Palmeiras, petistas costumam confundir política com futebol. Para um petista, o partido é como um time de futebol, a ser defendido custe o que custar, mesmo que esteja errado. Isto fica evidenciado quando o comentarista diz "perdemos na mídia, na justiça, mas ganhamos no voto". Para um não-petista, quem perde é José Dirceu, mas para o petista, todos perdem coletivamente com a condenação.
.
Sou direitista sim, entretanto, não fiquei chorando por aí quando as falcatruas de Demóstenes foram descobertas. Pelo contrário, quis que perdesse mesmo o mandato, afinal, a oposição não precisa de bandidos. Afinal, não sigo a lógica do Petê. Gosto é de justiça, e defendo que quem comete crime deve pagar pelo que fez.
.
Política e justiça não se confudem com futebol. Na política, é preciso tirar corruptos; na justiça, é preciso torná-los responsáveis pelo que fizeram.

Mais um...

Robespierre (Outros)

Mais um que segue o ex-nazista ratzinger, igual o falso gringo. E assinante e leitor (mas, sabe ler o analfabeto funcional?)da Veja do Cachoeira.
.
Temos esperança no país, porque os proto-fascistas são poucos como mostrou o malfadado grupo "Cansei".

A direita está em transe

Robespierre (Outros)

Agora, vamos ver se os anões do STF serão tão zelosos com a privataria e o mensalão tucanos.
.
Enquanto isso, a direita predadora, separtista e admiradora de Miami continua em transe e se educando (sic) pela revista do Cachoera, a tal da Veja.
.
Foi apenas mais uma batalha. Perdemos na mídia, na justiça, mas ganhamos no voto.
.
E o Palmeiras cai ou não cai??

disfarce com o rabo de fora........ou "clovis" petralha...

hammer eduardo (Consultor)

Acho que o Johnny1 matou a charada , é o velho "fessô" abortista depois de uma aplicação de botox . O nome correto nesta altura do campeonato deveria ser - armando "robespierre" do prado.
Ta faltando apenas a cereja do bolo na forma do Richard Smith que ADORA bater com classe nesta insepulta figura recem-chegada da Albania de 1950...............por essas e outras é que fica dificil acreditar no Brasil.
Tambem deve ser assinante daquela imundicie semanal chamada de "Carta caPiTal" , a verdadeira imprensa chapa branca que tras as palavras cabalisticas " PT " ja embutidas no nome.

Tinha razão o Johnny1. Estava demorando.

alvarojr (Advogado Autônomo - Consumidor)

E Armando do Prado/Robespierre nos premia com a sua presença e nos "ilumina" com seus comentários novamente.
Eu errei no prognóstico que havia feito. Nem o Dias Toffoli votou pela absolvição de José Genoíno. Foi "ingenuidade" isolada do revisor.
Para um partido que supostamente repele privilégios de classe, é muito irônico que seus militantes defendam com tanta veêmencia Dirceu e Genoíno mas não se sintam desconfortáveis em usar Delúbio Soares como boi de piranha.
A panfletagem disfarçada de defesa técnica faz alarde com a mentira da "falta de provas" mas é incapaz de apresentar uma justificativa plausível sequer para os fatos apontados na denúncia (a viagem à Portugal, os favores à ex-mulher de Direceu, os avais...).
Se acredita na versão de José Dirceu, por coerência, Armando do Prado/Robespierre também deveria acreditar na versão do Arruda de que o dinheiro recebido de Durval Barbosa na famosa filmagem divulgada nacionalmente era para a compra de panetones para famílias carentes.

Olha ele aí, gente.

João Ricardo 1 (Outros)

Demorou, hein, professor?
Estava enxugando as lágrimas?
A propósito, eleição não é tribunal, não venha com esse papinho mequetrefe.

Voto de Gilmar Mendes

Robespierre (Outros)

Gilmar Mendes afirmou que não há provas documentais contra o ex-ministro, pois a participação de Dirceu se deu em reuniões a portas fechadas. No entanto, para Mendes, a ilicitude está no teor das reuniões, que "advogavam em favor de interesses privados."
.
“Longe de ser mera ilação, é fato que o ex-ministro [Dirceu] tinha grande poder e influência no governo”, continua Mendes.
.
Condenaram sem provas. A mídia abaixou o polegar. Enquanto isso, o PT teve 18 milhões de votos e vai ganhar a prefeitura de S. Paulo. A direita que tem o DNA do mensalão perde desde 2002 e vai perder novamente em 2014. São fatos.
.
O minúsculo STF se curvou à direita, aos holofotes e à mídia golpista. A elite está em transe, mas são minoria e não têm votos.
.
Podemos voltar a falar do rebaixamento do Palmeiras??

aos trancos e barrancos , mais aos trancos........

hammer eduardo (Consultor)

E la nave va como se diz na Italia. O resultado de hoje só surpreendeu mesmo os que se dispuseram para serem devidamente embrulhados para presente. De qualquer forma , não acredito que qualquer um deles , principalmente do PCC central chamado de "nucleo politico" acabe sequer proximo de algo parecido com uma grade , certamente a ditadura de esquerda que hoje manda DE FATO no Brasil vai terminar arranjando um "bem bolado penal" e amaciar o cumprimento das penas. Levo em conta tambem que os maciços resultados contra esta corja estão sem a menor duvida sendo ajudados pela acachapante cobertura jornalistica que colocou sutilmente todos os Ministros(as) em papos de aranha perante a opinião publica. Na realidade talvez o unico lucro de toda esta trampa seja a historica oportunidade de nos livrarmos em definitivo a nivel politico desta corja de ladrões e vagabundos petralhas que NA REALIDADE estavam SIM armando um golpe não apenas envolvendo grana para outros bandidos como eles e sim um verdadeiro "golpe branco" contra nossa claudicante democracia haja visto que tudo isto sinalizaria apenas em uma direção , a perpetuação "ad eternum" padrão chavista desta nojenta CLEPTOCRACIA , e o que é pior , COM O NOSSO DINHEIRO roubado sem muitas cerimonias. Nauseante ver aquela dupla imunda de palhaços circunspectos livrando a fina flor da quadrilhaegm petralha sem ao menos corarem de vergonha, é o preço a se pagar por não terem barrado la atras estes dois RATOS de capinha preta. Um deles lembremos , JAMAIS poderia nem pisar naquele recinto haja visto que foi adevogadio justamente dos julgados , tambem não teve VERGONHA NA FUÇA de se abster de votar , paiszinho bem vagabundo esse nosso não acham ? Ate quando ??????

Alegria alegria

Ricardo Cubas (Advogado Autônomo - Administrativa)

Que notícia maravilhosa. Momento histórico. Nesse mar de lama que temos conhecimento todos os dias. Finalmente, uma que se salva.
.
Parabéns Excelso Pretório!

Mensalão.

Diogo Duarte Valverde (Advogado Associado a Escritório)

Enfim, o mensalão existiu, e Delúbio, Genuíno e Dirceu são mesmo criminosos. Talvez agora possa ser colocado um fim à versão de que o mensalão foi uma farsa e de que tudo não passa de invenção da elite branca capitalista reacionária da imprensa golpista. Não, a roubalheira foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal, e os responsáveis estão todos condenados. Não adianta mais querer alterar a realidade dos fatos.

Uma lição!

Olho clínico (Outros)

Uma lição. Enquanto a defesa de todos os réus se preocupu em atacar, agredir, diminuir e atacar o profissionalismo do Procurador Geral, o STF mostrou que nada foi invenção. O CONJUR, de tão parcial, só critivava o MP, falando até em críticas sem qualquer amparo. "Alguns Ministros falavam em furos na denúncia", dizia, ou algo assim. Esta aí a resposta. PARABÉNS ao MP! Parabéns ao STF.
Para alguns, a única possibilidade de um julgamento justo seria a absolvição! Qualquer condenação, para alguns, seria complô, abuso, e mesmo com tudo escancarado, insistem em que não há provas. Isso é não enxergar o próprio umbigo, não ter autocrítica.

Síncope

João Ricardo 1 (Outros)

Hj tem um comentarista habitual que deve estar passando muito mal.
Avante, STF.

Continuação

alvarojr (Advogado Autônomo - Consumidor)

tivesse a desenvoltura intelectual e material que lhe é atribuída não seria apenas tesoureiro do PT".
Enquanto o relator se apóia no contexto fático probatório como um todo, a defesa pretende que seja atribuído um valor sacrossanto apenas aos trechos dos depoimentos prestados por pessoas próximas aos acusados que os favorecem. Os trechos dos depoimentos de pessoas próximas aos cusados que os desfavorecem não teriam valor probatório algum.
Ângela Saragoça pretendeu convercer os julgadores com um segundo depoimento prestado em juízo de que teria obtido as tais benesses sem que José Direceu tivesse tomado conhecimento disso. E Rogério Tolentino teria comprado seu apartamento ao acaso, é claro.

A cada voto fica ainda mais claro.

alvarojr (Advogado Autônomo - Consumidor)

Alguns trechos de votos de diferentes ministros contribuem para se desmascarar por completo as fantasiosas defesas dos acusados do núcleo político.
Ministro Luiz Fux:"Não é possível se dissociar a articulação política da articulação financeira...".
Ministra Carmem Lúcia:"Segundo relato do próprio José Genoíno, assumiu a presidência de um partido com as finanças em frangalhos e daí em diante deixou claro que não queria saber das finanças do partido. No entanto, firmou acordos políticos que previam a assunção de despesas de campanhas, passadas e futuras, e ainda o pagamento da defesa de um deputado, na iminência de perder o mandato em razão de ações movidas pelo PT."
Atentem também para o sarcasmo do ministro Marco Aurélio ao se referir à obtenção de emprego pela ex-esposa de José Dirceu: "Acredito piamante que nunca se mencionou que era ex-esposa do então Ministro Chefe da Casa Civil especialmente por não contar com muitos anos de magistratura."
Henrique Pizzolato tem a desfaçatez de afirmar em entrevista à Folha de São Paulo que a denúncia contra ele é fantasiosa mas mantém a mesma versão: agindo como office boy e sem fazer qualquer questionamento entregou documentos, os quais não sabe a que se referm, a uma pessoa do PT do Rio de Janeiro, que não sabe dizer quem é pois nunca perguntou. Documentos estes que, ninguém sabe dizer porquê, jamais poderiam ser entregues via correio, fax, e-mail, etc. Era necessário que um profissional que recebe a remuneração paga a um diretor do Banco do Brasil os entregasse pessoalmente, como se fosse um office boy. E fantasiosa é a denúncia.
P.S. Outro trecho bastante ilustrativo, e também ofensivo (a Delúbio Soares), é a afirmação do ministro Marco Aurélio de que "se Delúbio Soares (CONTINUA)...

Parabéns aos Ministros que condenaram José Dirceu

Denser (Promotor de Justiça de 1ª. Instância)

Como cidadão dou meus parabéns aos Ministros do STF que condenaram José Dirceu.
Adalberto Denser de Sá Junior

Comentar

Comentários encerrados em 17/10/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.