Eleições 2012

Quatro cidades aguardam decisão para definir prefeito

Autor

9 de outubro de 2012, 18h17

O eleitorado de quatro pequenas cidades vive a expectativa de ter votado no domingo (7/10) e, passada a apuração, continuar sem saber quem irá assumir a prefeitura em janeiro de 2013. É o caso de Cedro (PE), Cedro (CE), Monte Alegre (RN) e Bom Jesus de Goiás (GO), onde os candidatos aguardam decisão de processo no Tribunal Superior Eleitoral. Os votos deles foram contados como nulos.

Como os votos válidos dados a dois candidatos somam mais de 50% do eleitorado, caso ambos tenham as candidaturas indeferidas pelo tribunal, haverá nova eleição. Nestas cidades, houve elevado índice de pessoas que não foram votar ou compareceram às seções eleitorais, mas preferiram anular ou votar em branco.

Levantamento da Empresa Brasil de Comunicação mostra a situação de cidades com candidatos a prefeito eleitos com o maior percentual de votos em todo o país. Em Santa Brígida (BA), Gordo de Raimundo obteve a preferência de 99,7% do eleitorado, mesmo tendo um concorrente. Na casa dos 99% dos votos válidos dados a um candidato estão os municípios de Santa Terezinha (BA), Água Preta (PE) e Granja (CE).

O levantamento mostra, ainda, que 256 prefeitos obtiveram 100% dos votos válidos. Isso se explica ou porque foram candidatos únicos ou pelo fato de os concorrentes responderem a processos ainda não julgados pelo TSE. Nessa segunda hipótese, os votos dados aos concorrentes estão temporariamente computados como nulos.

Os dados mostram os dez municípios onde candidatos se elegeram com índices que oscilam entre 23,8% e 28,2% dos votos válidos. Em Laranjal do Jari (AP), Zeca Madeireiro tomará posse em janeiro com o apoio de 23,8% dos votos obtidos. Em Lagoa da Prata (MG), Paulinho Despachante recebeu apoio de 28,2% do eleitorado.

O baixo percentual de votos válidos se repete em Raposos (MG), Candeias do Jamari (RO), Tapauá (AM), Rio Largo (AL), Guaratinguetá (SP), Itumirim (MG), Porto Grande (AP) e Marapanim (PA). Em 1.144 municípios, o prefeito eleito não atingiu 50% dos votos. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!