Política de Ordem

D’Urso descarta entrar em chapa para a OAB

Autor

9 de outubro de 2012, 13h51

O presidente licenciado da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D’Urso descarta entrar na chapa de Marcos da Costa para voltar à direção da entidade. D’Urso se afastou da presidência da Ordem em junho para concorrer a prefeito de São Paulo pelo PTB. Aliou-se a Celso Russomanno (PRB) como candidato a vice e, durante toda a campanha, figurou como favorito. No dia do pleito, porém, confirmando tendência de queda detectada pelas pesquisas nos últimos dias, a chapa não garantiu vaga no segundo turno.

Na próxima semana, o presidente licenciado da OAB pretende discutir com Marcos da Costa sua volta ao cargo, o que deixaria Costa mais livre para a campanha, mas tiraria dele a insígnia de presidente em exercício da OAB-SP — que o tem levado a diversos eventos.

Nesta semana, porém, D’Urso está envolvido “nas negociações de segundo turno”, como ele diz. Segundo fontes ouvidas pela revista Consultor Jurídico, um possível apoio a José Serra (PSDB) a essa altura da campanha pode render ao PTB um posto na Secretaria de Justiça do governo Alckmin — que seria ocupado por D’Urso.

Candidatos — de oposição — à presidência OAB criticam D’Urso por ter se licenciado da entidade para participar da política partidária. Para o advogado, no entanto, este foi um passo necessário para a própria advocacia. Em carta enviada a advogados um dia antes da votação para prefeito de São Paulo, D’Urso disse acreditar que, “enquanto a advocacia não tiver representantes que a defendam na vida político-partidária, estaremos sempre correndo riscos, tais como o de perder o Exame de Ordem, de ver canceladas nossas prerrogativas, de ver nossas conquistas naufragarem, de assistir à negação dos direitos fundamentais e às angústias daqueles cidadãos que dependem da Justiça, esbarrando em tanta injustiça”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!