Irregularidades eleitorais

TRE-MT registra prisões por boca de urna e corrupção

Autor

7 de outubro de 2012, 14h54

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, até as 10 horas deste domingo de eleição (7/10), foram registradas 49 ocorrências no estado. A Polícia Civil registrou 27 termos circunstanciados pela prática de boca de urna, quatro prisões por transporte ilegal de eleitores, uma prisão por corrupção eleitoral, e mais quatro ocorrências classificadas como outros. Já a Polícia Federal registrou 13 ocorrências, entre boca de urna e transporte irregular de eleitores.

Em Várzea Grande duas pessoas foram detidas nesta manhã pela Polícia Militar fazendo boca de urna, portando 200 santinhos da candidata a vereadora Erô da Saúde (PPC). Uma das pessoas detidas é a própria candidata.

Em Jauru uma pessoa foi detida por distribuição de santinhos e em Vila Bela da Santissima Trindade um delegado de seção foi detido fazendo uso de um aparelho celular. No município de Colniza o candidato a vereador Silvano Alberto da Cruz foi detido com mais duas pessoas por corrupção eleitoral. A polícia apreendeu com eles diversas requisições de abastecimento de combustível.

Em Colíder três pessoas foram detidas pela prática de boca de urna. Uma delas foi o atual vice-prefeito, Edson Luiz Salgueiro, as outras foram o secretário municipal de fazenda, Wanderley Borges e o candidato a vereador Luis Salgueiro. Foram apreendidos com eles vários santinhos do candidato Luis Salgueiro, R$ 302,00 e uma caminhonete.

Em Alta Floresta o candidato a vereador Esequiel Martins da Silva, conhecido como Quiel da Vila, foi detido pelo TRE fazendo boca de urna no município. O registro da ocorrência, até o momento do balanço, estava em andamento.

No município de Santa Terezinha uma mulher foi detida por crime eleitoral. Giselia Miranda Martins estava um uma motocicleta sem habilitação e portava panfletos de vários candidatos. Foram apreendidos com ela um aparelho celular, 344 panfletos do candidato a vereador Ari Furtado, 28 panfletos do candidato a prefeito Luciano Alencar, um da candidata a vereadora Fideli, três do candidato a prefeito Silvio Calixto e dois do candidato a vereador Cloiviton.

Em Cuiabá, duas pessoas foram detidas durante a madrugada de sábado para domingo, portando 91 mil santinhos do candidato a vereador Onofre Júnior, cinco vales-combustível e alguns adesivos de propaganda. Os cabos eleitorais foram apreendidos em flagrante na rua Oátomo Canavarros localizado no bairro Morado do Ouro, portando os materiais irregulares. Após o registro de Termo Circunstanciado foram liberados e a ocorrência encaminhada à Polícia Federal.

Em Lucas do Rio Verde, uma rádio local veiculou notícia inverídica de que a esposa de um candidato a prefeito havia sido presa na data de hoje (07/10). O juiz eleitoral Bruno D´Oliveira determinou que a rádio retifique a notícia inverídica, corrigindo a informação veiculada. O juiz também advertiu o veículo de comunicação de que a reiteração da conduta pode ensejar a suspensão da programação. Com informações do TRE-MT

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!