Eleições OAB-SP

Marcos da Costa comemora vitória e aponta objetivos

Autor

30 de novembro de 2012, 16h08

O próximo presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa, comemorou sua vitória nas urnas, mesmo antes do anúncio oficial. Costa esteve, nesta sexta-feira (30/11), em um almoço promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), onde confirmou o resultado das eleições e traçou suas metas como presidente.

“Só agora estou reconhecendo a vitória, em respeito aos opositores, porque recebi de ambos manifestação pela nossa vitória, na condição de presidente eleito. Aproveito para prestar aqui minha homenagem a eles, por terem se colocado à disposição da classe, mostrando sua preocupação com a advocacia. E, a partir da nossa posse, a OAB estará aberta a todos, independentemente de terem nos apoiado nessa empreitada”, disse Marcos da Costa, em entrevista à revista Consultor Jurídico.

O futuro presidente da OAB-SP ressaltou que, para ele, a eleição aconteceu conforme o esperado e que os excessos nos debates se deram pelo calor do momento. Costa já tem definido os próximos passos: "Trabalhar pela valorização da advocacia e na luta pela defesa das prerrogativas, buscando a aprovação do projeto que tramita no Senado Federal que criminaliza a violação das prerrogativas dos advogados".

Logo no início da gestão, ele pretende propor a criação do Conselho Estadual de Justiça e que a OAB tenha assento nos órgãos colegiados dos tribunais. "Ao lado disso, vamos instalar nossas comissões para que a OAB comece imediatamente o trabalho em defesa dos interesses da democracia”, afirmou.

A presidente do Iasp e vice-presidente na chapa de Marcos da Costa, Ivete Senise Ferreira, destacou a importância do grupo político. “É preciso considerar a apresentação da chapa. Nada se faz sozinho. Presidente de entidade trabalha em grupo e é de extrema importância ter uma equipe à altura do trabalho oferecido", disse Ivete. Ela aproveitou para homenagear Costa que, segundo Ivete, "conseguiu montar uma chapa com todas as vertentes que têm trabalhado para a advocacia”.

O atual presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, afirmou que o resultado nas urnas é um reconhecimento de seu trabalho à frente da entidade nos últimos nove anos: “Penso que o resultado traz o reconhecimento da classe pelas nossas três gestões anteriores. Vejo também que o processo democrático fortalece a instituição mais uma vez”.

Quem também esteve presente no evento foi o candidato Ricardo Sayeg, que conquistou cerca de 20% dos votos. O candidato parabenizou a vitória de Marcos da Costa e ressaltou que foi um resultado democrático, em que prevaleceu a vontadade da advocacia. Para ele, a disputa lapidou as propostas gerais em favor da classe. Questionado sobre o que faltou para conquistar a vitória, Sayeg afirmou que também venceu: “Eu ganhei, conquistei mais de 28 mil votos”.

Em nota, a chapa encabeçada por Alberto Zacharias Toron, que ficou em segundo lugar — com mais de 51 mil votos — diz que a vitória de Costa dá, aos que participaram da chapa "um mandato de oposição, encarregada da vigilância crítica, mas serena, da administração" da OAB-SP.

"Há muito a fazer ainda, e o que foi feito não pode ser perdido. Vamos, agora, arregaçar as mangas e trabalhar firmemente pela advocacia paulista nos próximos três anos", diz o comunicado enviado por Toron.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!