Mercado Jurídico

Apenas 3% dos advogados recebem PLR

Autor

27 de novembro de 2012, 7h22

Spacca
A maior parte (54%) dos advogados dos escritórios no país  recebe parte da remuneração fixa e parte variável e 65% têm algum tipo de benefício, além da remuneração em dinheiro, segundo levantamento feito pelo site Gestão Jurídica Empresarial (Gejur), criado pelo Fórum de Departamentos Jurídicos. Pelos resultados da enquete, respondida por "63 profissionais dos mais renomados escritórios de advocacia do país”, o principal benefício concedido é o plano de saúde, oferecido a 22% dos profissionais. Depois vem o vale refeição, concedido a 20%. Os bônus são oferecidos a 11 de cada 100 advogados empregados e PLR a apenas 3%.


ONGs e pro bono
O Pinheiro Neto Advogados, que em 2012 completou 70 anos, apresentou seu relatório social de atividades e resultados para o biênio 2010/2011. No período, foram aplicados R$ 6,7 milhões em 23 organizações não governamentais — investimento 23% superior ao biênio anterior. Os valores são referentes a aportes via renúncia fiscal, recursos de caixa, participação na governança de ONGs, trabalhos voluntários e o pro bono. A partir de 2010, o escritório pôs em funcionamento um sistema interno de pagamento de honorários para os advogados associados, no qual as horas pro bono passaram a ser contabilizadas como se a instituição sem fins lucrativos beneficiada fosse um cliente. "Ou seja, a banca arca com a remuneração do profissional, que não precisa encaixar a tarefa no seu dia a dia", como um trabalho voluntário, explica o relatório.


Informática na advocacia
Enquanto os pequenos escritórios procuram programas de computador que valorizem processos, os grandes e terceirizados procuram ferramentas que permitam maior controle financeiro dos serviços executados, custos etc. As impressões são do presidente da Aoki Sistemas — empresa especializada no desenvolvimento de soluções para gestão empresarial —, Osvaldo Luis Aoki. O que ocorre, explica, “é que os pequenos mantêm uma estrutura muito enxuta para um volume razoável de projetos, desta forma é fundamental que o sistema tenha mecanismos eficientes de controles de agendamentos e prazos”. O controle financeiro, diz ele, vai se tornando essencial para manter o crescimento, mas não é foco dos pequenos.


Possibilidade em aberto
Nesta terça-feira (27/11), a Faculdade de Direito da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, promove conferência internacional cujo tema é “Convenção das Nações Unidas sobre Compra e Venda Internacional de Mercadorias — o que muda com a adoção pelo Brasil”. O evento tem a proposta de discutir os benefícios da entrada do país neste tratado, caso a presidente Dilma Rousseff assine o decreto. O sócio do L. O. Baptista, Schmidt, Valois, Miranda, Ferreira, Agel Maurício Prado debaterá sobre as interpretações da Convenção de Viena. Já o advogado da banca Rafael Alves irá presidir a discussão sobre a importância da Convenção de Viena para o Comércio Internacional e para o Brasil. Cristiano Zanetti, também advogado do escritório, participará do debate sobre como será a formação dos contratos, comparando com o que é praticado hoje no mercado brasileiro.


Energia brasileira em NY
O Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, fará, na Brazilian-American Chamber of Commerce, na próxima quarta-feira (28/11), um café da manhã com um seminário com o tema “O Desenvolvimento do setor elétrico brasileiro”. O evento será no Harvard Club — em Nova York. Entre as questões que serão discutidas está a medida de renovação das concessões para as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que venceriam entre 2015 e 2017, anunciada recentemente pelo Governo Federal. Os sócios responsáveis pela área de Infraestrutura do escritório, Ana Karina Souza e Ricardo Assaf, estão entre os moderadores do evento. Inscrições podem ser feitas no site do evento.


A lei da moda
No dia 30 de novembro, o Rio de Janeiro vai sediar o Fashion Law Brasil, onde serão discutidas as principais tendências do Direito da Moda, como licenciamento de marcas, franquias, representação comercial, propriedade intelecutal etc. Serão palestrantes os advogados Bruna Rego Lins, do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieria de Mello; André Mendes Espírito Santo, do escritório L.O. Baptista SVMFA; Pamela Echeverría, do argentino Bonini, Echeverría & Gini Lawyers Intellectual Property Agents; Staci J. Riordan, do Fox Rothschild; Mariana Valverde e Michelle Hamuche Costa, do escritório Valverde Advogados; e Benny Spiewak, do ZCBS-Zancaner Costa, Bastos e Spiewak Advogados. Inscrições pelo site do evento.


No guidão
Em 2013, o Aidar SBZ Advogados prestará assessoria jurídica nas etapas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília do World Bike Tour (WBT). O evento busca não somente incentivar o uso de bicicleta, mas também chamar atenção para problemas sociais e ambientais. Desde a primeira edição do WBT no Brasil, em 2009 em São Paulo, o Aidar SBZ Advogados presta assessoria jurídica, especialmente em questões relacionadas à Lei de Incentivo ao Esporte.


Mercado latino
Os advogados Silvia Bugelli e Marcelo Valença, sócios do Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados, participam do FundForum Latin American 2012, conferência que ocorrerá nos dias 27 a 29 de novembro em São Paulo. As apresentações dos advogados serão sobre as áreas de mercado de capitais e imobiliária. Detalhes sobre o evento podem ser vistos no site.


Nova banca
Foi lançada a banca Ferrari & Santos – Advogados, dos sócios Alysson Cezar dos Santos e Fabrício Ferrari, com atuação voltada para negócios — contratos, investimento estrangeiro, societário, fusões e aquisições, comércio exterior, fundos de investimento etc. O escritório diz oferecer diferentes módulos de serviços e se adequando à localização e cadeias de valor de seus clientes.


Professor associado
Especialista em Direito Constitucional do escritório Bornholdt AdvogadosNestor Castilho Gomes, foi indicado à categoria de professor associado da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst). A condecoração é dirigida a pensadores e pesquisadores, e visa fortalecer os laços entre a Academia e os profissionais do cenário jurídico.


Segurança na rede
Patricia Peck Pinheiro é a vencedora da terceira edição do prêmio Security Leaders 2012, na categoria “Campanhas para Conscientização sobre Segurança da Informação”, com o Movimento Família Mais Segura na Internet São Paulo. O movimento iniciou suas atividades em 2009, tendo como foco principal a disseminação do uso ético, seguro e legal da internet e das novas tecnologias para garantir sustentabilidade.


OAB em NY
Após obtenção do título de Master of Laws (LL.M.) em Propriedade Intelectual, na George Washington University Law School (Washington, DC), Ricardo Dutra Nunes, sócio do escritório Luiz Leonardos Advogados, comemora sua aprovação no exame da New York Bar Association.


PELAS SOCIEDADES

Em outubro, a advogada trabalhista Cristiane Haik começou a trabahar como advogada senior no Salusse, Marangoni, Leite, Parente, Jabur, Klug e Perillier Advogados. Mestre em Direito das Relações Sociais, área de concentração Direito Previdenciário, pela PUC-SP deixou a vaga no Pompeu Kignel e Cipullo Advogados, onde ficou sete anos.

O Trigueiro Fontes Advogados acaba de promover os advogados Rodrigo da Fonseca Chauvet e Maria Carolina Martins da Costa a sócios da banca. Chauvet atua nas áreas de Direito Administrativo, Regulatório e de contratos e está no escritório desde 2008. Já Maria Carolina atua em Direito Trabalhista e está no Trigueiro Fontes desde 2011. A banca conta agora com 30 sócios, entre seus 170 advogados.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!