Eleições na OAB

Felipe Santa Cruz é eleito novo presidente da OAB-RJ

Autor

26 de novembro de 2012, 20h06

O advogado trabalhista Felipe Santa Cruz, 40, foi eleito presidente da seccional da OAB do Rio de Janeiro. A parcial da apuração divulgada por volta das 20h40 no site da entidade aponta Santa Cruz com 62% dos votos e a candidata de oposição Carmen Fontenelle em segundo lugar com  25%. Luciano Viveiros, está em terceiro com 8%. Com 78% das urnas apuradas, Felipe não pode mais ser alcançado.

O candidato vitorioso, que manteve a liderança nas pesquisas de opinião desde o início da campanha.  “Após meses de campanha, o voto dos advogados decidiu qual a melhor proposta. Tinha certeza da vitória, porque os advogados do Rio de Janeiro sabiam o que estava em jogo. Vou continuar o projeto de modernização da Seccional e avançar ainda mais na defesa das prerrogativas, na garantia das condições de trabalho e no resgate da dignidade da advocacia”, afirmou Felipe. Ele agradeceu a todos os apoiadores que participaram da campanha. “Fizemos uma bela campanha nas redes sociais, limpa e barata, com grande participação dos colegas. Agora vamos trabalhar para honrar a confiança que foi depositada em nosso grupo”, acrescentou Felipe.

Em um dia atípico no Rio, por causa da chuva e da passeata contra o corte nos royalties do petróleo, desde as 9h os advogados do Rio de Janeiro compareceram às urnas para escolher o novo presidente da Seccional. A movimentação nas 283 urnas espalhadas pelo estado foi tranquila.

A chapa encabeçada por Santa Cruz, que teve apoio do atual presidente Wadih Damous, é composta por Ronaldo Eduardo Kramer Veiga, vice-presidente; Marcus Vinicius Cordeiro, secretário-geral; Fernanda lara Tortima, secretária-geral adjunta; e Luciano Bandeira Arantes, tesoureiro.

Damous destacou a vitória de seu sucessor. "A expressiva vitória dada pelos advogados para Felipe Santa Cruz comandar, nos próximos três anos, a OAB do Rio de Janeiro representa o aval da categoria ao processo de mudanças e de revitalização iniciado na Seccional há seis anos atrás".

A partir de janeiro de 2013, Wadih Damous deixará o cargo que ocupa desde 2007 e passará a exercer a função de conselheiro federal da OAB. A posse da Wadih em Brasília está marcada para o dia 1º de fevereiro.

Para Damous, que comandou todo o processo eleitoral de forma ética, os advogados optaram pela continuidade de uma administração que recuperou a Seccional após gestões que deixaram uma marca negativa na instituição. Além disso, houve uma expressiva demonstração de apoio a uma Ordem que batalha incansavelmente na defesa das prerrogativas dos advogados.

Nos últimos seis anos, disse, a direção da OAB teve a grande preocupação de devolver a anuidade paga pelos advogados na forma de serviços essenciais, além de levar a entidade a retomar o seu papel histórico em defesa da democracia e do estado de direito.
 

Veja os resultados das outras seccionais onde já terminaram as eleições:

Seccional Presidente eleito Situação ou oposição
Paraná Juliano Breda Situação
Rio Grande do Sul Marcelo Machado Bertoluci Situação
Rondônia Andrey Cavalcante Oposição
Tocantins  Epitácio Brandão Lopes Situação
Santa Catarina Tullo Cavallazzi Filho Oposição
Ceará Valdetário Monteiro Situação
Rio Grande do Norte Sérgio Eduardo da Costa Freire Situação
Pernambuco Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves Situação
 
Mato Grosso do Sul  Júlio Cesar Souza Rodrigues Situação
Acre Marcos Vinicius Jardim Rodrigues Situação
 
Pará Jarbas Vanconcelos Situação
Alagoas Thiago Rodrigues de Pontes Bomfim Oposição
Mato Grosso Maurício Aude Situação
Sergipe Carlos Augusto Monteiro Nascimento Situação
Roraima Jorge da Silva Fraxe Situação
Goiás Henrique Tibúrcio Peña Situação
 
 
Minas Gerais Luis Claudio da Silva Chaves Situação
Piauí William Guimarães de Carvalho Situação
 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!