
TJ-SP condena Boris Casoy e Bandeirantes a indenizar gari ofendido

A 8ª Câmara de Direito Privado de São Paulo condenou o jornalista Boris Casoy e a TV Bandeirantes a
pagar R$ 21 mil de indenização por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima. Na noite de
réveillon de 31 de dezembro de 2009, após Francisco Lima aparecer em uma vinheta desejando feliz
natal, uma falha técnica levou ao ar o áudio de Boris dizendo: "Que merda: dois lixeiros desejando
felicidades do alto da suas vassouras. O mais baixo na escala do trabalho". As informações são do portal 
UOL.

O áudio foi transmitido ao vivo durante o jornal da Band e gerou grande repercussão. No dia seguinte,
quando o vídeo já tinha milhares de visualizações na internet, Boris Casoy se retratou sobre o
comentário que definiu como “uma frase infeliz”. ”Peço profundas desculpas aos garis e a todos os
telespectadores", afirmou Boris Casoy.

Para o TJ-SP, “ainda que sinceras”, as desculpas de Boris Casoy não são suficientes para reparar o dano
causado ao gari. A decisão destacou que Francisco Lima avisou aos familiares que iria ‘aparecer na
televisão’ e que a “lamentável ocorrência efetivamente ofendeu a dignidade do autor (gari)”.

Ainda de acordo com a decisão, a alegação de que não houve intenção de ofender o gari não absolve o
jornalista e a emissora. Ressalta que Boris Casoy, “experiente na profissão que exerce há décadas,
seguramente conhece os bastidores de um programa apresentado ao vivo e que, muitas vezes, o intervalo
é interrompido sem maiores avisos ou o áudio ‘vazado’. Houve descuido de sua parte. E, ainda que tenha
dito tais falas ’em tom de brincadeira’, como narrou ao Juízo a testemunha (e também jornalista) Joelmir
Beting, o fato danoso ocorreu e seguramente poderia ter sido evitado”.

Por fim, o TJSP concluiu que a emissora é responsável pelo conteúdo que veicula e, por isso, deve
dividir o valor da condenação com Boris Casoy. A única chance da emissora reverter a condenação é
com um recurso direcionado ao Superior Tribunal de Justiça.

A TV Bandeirantes tentou convencer a Justiça de que o episódio não teria causado dano moral ou
humilhação ao gari. Citou a reportagem de um jornal em que Francisco Lima teria dito que “não guarda
qualquer mágoa ou revolta”, o que demonstraria uma clara renúncia a uma indenização. A emissora
afirmou que o gari “utiliza-se da prestação jurisdicional para obtenção de lucro fácil”.

Para a emissora, a Bandeirantes não poderia ser responsabilizada pela fala de Boris Casoy, porque ele
“emitiu opinião própria e desvinculada da edição do Jornal da Band”. A emissora alegou que é
impossível obter controle sobre tudo o que o âncora do telejornal fala em programas ao vivo.

Date Created
24/11/2012

CONSULTOR JURíDICO
www.conjur.com.br

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 24/11/2012


