Eleições OAB

Luiz Viana é eleito presidente da OAB da Bahia

Autor

23 de novembro de 2012, 11h10

O candidato Luiz Viana Queiroz foi eleito, nesta quinta-feira (22/11), o próximo presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil. Luiz Viana assumirá a Presidência em substituição a Saul Quadros Filho, que comandou a OAB-BA por dois mandatos. Seu mandato será de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2015.

Cerca de 13 mil advogados participaram da eleição em todo o Estado. Do total, 5.923 votaram em Luiz Viana, 5.486 escolheram Antônio Menezes, da chapa "Ação e Ética". Já o candidato Maurício Goes e Goes, da Chapa "Dignidade e Juventude", ficou em terceiro lugar, com 1.576 votos.

A votação, nas 27 seções do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, e nas 31 Subseções do Estado, teve início às 9h desta quinta-feira e foi encerrada às 17h. Foram usadas cédulas de papel, depositadas em urnas. Votaram apenas os advogados que estavam adimplentes com a Instituição até o dia 23 de outubro último. O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB-BA.

Luiz Viana concorreu pela chapa "Mais OAB". A diretoria eleita é composta por: Fabrício de castro Oliveira (vice-Presidente), Ilana Kátia Vieira Campos (Secretária-Geral), Antonio Adonias Aguiar Bastos (secretário-geral Adjunto) e Jones Rodrigues de Araujo Junior (tesoureiro).

Observador do Conselho Federal
Durante a última semana de eleição e todo o processo de votação e apuração, o conselheiro federal da seccional de Sergipe, Miguel Eduardo Britto Aragão, atuou como observador à pedido do Conselho Federal da OAB. A decisão de enviar uma pessoa para acompanhar foi do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e atendeu a uma solicitação do candidato vencedor, Luiz Viana.

Viana disse em seu pedido que estavam acontecendo acusações de baixo nível durante a campanha. O então candidato alegou que a chapa da situação estava praticando abuso de poder político e econômico. Além disso, o candidato reclamou ainda que não conseguia acesso à lista de e-mails dos advogados da OAB-BA. Com informações da OAB-BA.

Veja os resultados das outras seccionais onde já terminaram as eleições:

Seccional Presidente eleito Situação ou oposição
Paraná Juliano Breda Situação
Rio Grande do Sul Marcelo Machado Bertoluci Situação
Rondônia Andrey Cavalcante Oposição
Tocantins  Epitácio Brandão Lopes Situação
Santa Catarina Tullo Cavallazzi Filho Oposição
Ceará Valdetário Monteiro Situação
Rio Grande do Norte Sérgio Eduardo da Costa Freire Situação
Pernambuco Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves Situação
 
Mato Grosso do Sul  Júlio Cesar Souza Rodrigues Situação
Acre Marcos Vinicius Jardim Rodrigues Situação 
Pará Jarbas Vasconcelos do Carmo Situação
Bahia Luiz Viana Queiroz Oposição 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!