JusTube

Coronel compara prisões brasileiras e americanas

Autor

19 de novembro de 2012, 10h20

O Brasil tem a cultura da ressocialização do preso e os Estados Unidos a de punir. O ambiente da prisão americana é totalmente humano. No Brasil, tenta-se ressocializar o preso em um ambiente desumano. As comparações foram feitas pelo coronel Charles Saba, da Polícia Americana, no programo Direito e Justiça em Foco, que discutiu a Segurança Pública. Ele tem mais de 20 anos de experiência na criação e implementação de programas de treinamento para policiais na área internacional — incluindo gerenciamento empresarial, segurança aplicada, policiamento comunitário, proteção vip e SWAT.

O coronel criticou o indulto concedido a presos no país. Segundo ele, uma fatia desse presos vai sair nas ruas para cometer crimes. Saba diz que libera-se presos para assaltar em alguns casos.

O coronel lembra que nos Estados Unidos, se o criminoso é condenado a prisão perpétua morre na prisão sem redução de pena. “E se o preso briga com outro, fica na solitária por 30 dias. Esse tempo não é contado na pena. O sistema é rigído”, diz.

Na semana passada, os ministros do Supremo Tribunal Federal fizeram duras críticas ao sistema prisional brasileiro durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Provocados por Dias Toffoli, alguns dos ministros debateram a crise do sistema penitenciário no país.

Veja o vídeo abaixo em que o coronel compara os sistemas prisionais brasileiro e americano:

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!