Consultor Jurídico

Notícias

Mudança de hábito

Barbosa convida Fux para discursar em sua posse

Comentários de leitores

6 comentários

Prova dos nove

Fontes Mendes (Bacharel - Tributária)

No(s) próximo(s) ano(s), o STF terá a oportunidade de julgar o mensalão dos tucanos (mensalão mineiro), o mensalão do DEM (do DF) e ainda o caso Cachoeira. Veremos, para que se prove a todos os lados, se a Corte endureceu definitivamente com o combate a alta corrupção ou se está apenas agindo sob a pressão da mídia corporativa.
Espero que se confirme a primeira hipóteses. Apenas receio da certeza de que tais julgamentos não serão transmitidos ao vivo pela globonews...

Narcisista

Giulliard Silva (Advogado Autônomo - Tributária)

Estou longe de ser um militante do PT, muito pelo contrário, mas não vejo com bons olhos esse jeito truculento e até um pouco arrogante do Min. Joaquim Barbosa, não vejo essa como a postura correta de um Ministro do Supremo.
Min Ayres Brito que está se retirando compulsoriamente (um erro ao meu ver, a aposentadoria compulsoria, mas esse é um assunto para outra discussão) tem ao que me parece um perfil muito mais condizente com o que um ministro do STF deveria ter. Vai fazer falta.

Trecho de artigo de Paulo Moreira Leita - 2

Armando do Prado (Professor)

Já viu poderoso entregar passaporte?
.
Já viu foto dele com retrato em cartaz de procurados, aqueles que a ditadura colocava nos aeroportos. Será que você lembrou disso depois que mandaram incluir o nome dos réus na lista de procurados?
.
Poderoso? Se Dirceu fosse sem aspas, o Jefferson não teria dito o que disse. Teria se calado, de uma forma ou de outra. Teriam acertado a vida dele e tudo se resolveria sem escândalo.
.
Não vamos exagerar na sociologia embelezadora.
.
Kenneth Maxwell, historiador respeitado do Brasil colonial, compara o julgamento do mensalão ao Tribunal que julgou a inconfidência mineira. Não, a questão não é perguntar sobre Tiradentes. Mas sobre Maria I, a louca e poderosa.
.
Tanto lá como cá, diz Maxwell, tivemos condenações sem provas objetivas. Primeiro, a Coroa mandou todo mundo a julgamento. Depois, com uma ordem secreta, determinou que todos tivessem a vida poupada – menos Tiradentes.
.
Poderoso é quem faz isso.
.
Escolhe quem vai para a forca.
.
“Poderoso” pode ir para a forca, quando entra em conflito com sem aspas.
.
Genoíno, Dirceu e os outros eram pessoas importantes – e até muito importantes – num governo que foi capaz de abrir uma pequena brecha num sistema de poder estabelecido no país há séculos.
.
O poder que eles representam é o do voto. Tem duração limitada, quatro anos, é frágil, mas é o único poder para quem não tem poder de verdade e depende de uma vontade, apenas uma: a decisão soberana do povo.
.
Por isso queriam um julgamento na véspera da eleição, empurrando tudo para a última semana, torcendo abertamente para influenciar o eleitor, fazendo piadas sobre o PT, comparando com PCC e Comando Vermelho…

Trecho de artigo de Paulo Moreira Leite -1

Armando do Prado (Professor)

É da tradição. Quando por azar os poderosos estão no meio de um inquérito e não dá para tirá-los de lá, as provas são anuladas e todo mundo fica feliz.
.
É só lembrar quantas investigações foram anuladas, na maior facilidade, quando atingiam os poderosos de verdade… Ficam até em segredo de justiça, porque poderoso de verdade se protege até da maledicência… E se os poderosos insistem e tem poder mesmo, o investigador vira investigado…
.
Poderoso não é preso, coisa que já aconteceu com Genoíno e Dirceu.
.
Já viu poderoso ser torturado? Genoíno já foi.
.
Já viu poderoso ficar preso um ano inteiro sem julgamento sem julgamento?
.
Isso aconteceu com Dirceu em 1968.
.
Já viu poderoso viver anos na clandestinidade, sem ver pai nem mãe, perder amigos e nunca mais receber notícias deles, mortos covardemente, nem onde foram enterrados? Também aconteceu com os dois.

Fux, o do "cabelo" de praia

Armando do Prado (Professor)

Bem escolhido: se merecem e se apoiam.

Barbosa Bacamarte Andergast, o lunático

Armando do Prado (Professor)

O P-STF, poder político da toga suplantou a força da lei e dos poderes que emanam do povo, para golpear a CF, em conluio com a mídia reacionária (como a revista do Cachoeira e a Folha que ajudou os torturadores nos anos 70) e a oposição decrépita. Assim, o que há de pior no país buscou vencer o que perderam nos votos.
.
Canalhas e covardes que, quando era preciso lutar, se esconderam, como o covarde do JB que declarou que preferia estudar e evitava os jovens que lutavam contra os torturadores, enaquanto jovens como Genoíno e Dirceu davam suas vidas pela luta contra os pífios.
.
O P-STF proferiu "fatwas" e não sentenças. Insanidade mental. Lunáticos. A história não os poupará. E nós daremos o troco novamente em 2014.
.
A propósito, o que os tucanalhas têm a dizer sobre S. Paulo sob toque de recolher e dirigida por um "gabinete de crise"? É isso que os nazi-fascistas sabem fazer: matar pobres, perseguir jovens e entregar o poder aos bandidos de facções criminosas.

Comentar

Comentários encerrados em 24/11/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.