Gigante global

Fusão anunciada cria 2ª maior banca do mundo

Autor

15 de novembro de 2012, 12h27

O escritório de advocacia americano Fulbright & Jaworski e o britânico Norton Rose anunciaram, nesta quarta-feira (14/11), a sua fusão, criando uma gigante global que entrará para o ranking das dez maiores bancas do mundo em relação à receita bruta e o segundo maior escritório em relação ao número de advogados, com 3,8 mil profissionais. A fusão passará a valer a partir de 1 de junho de 2013. A combinação com a Fulbright marca o fim da longa busca da Norton Rose por um membro dos EUA para se juntar ao grupo. A união foi anunciada pelo site The Am Law Daily.

A nova empresa, Norton Rose Fulbright estará distribuída em 55 escritórios, com receita total de cerca de US$ 2 bilhões. A empresa estaria em sexto lugar no ranking American Lawyer’s 2012 Global, à frente de empresas como Linklaters, Allen & Overy e Freshfields Bruckhaus Deringer.

A organização combinada será liderada pelo CEO do grupo Norton Rose, Peter Martyr. O presidente eleito da Fulbright, Ken Stewart, que foi nomeado para substituir Steve Compete Pfeiffer, assumirá o cargo de sócio-gerente das operações dos Estados Unidos, além de ter uma posição de chefia no Comitê Executivo Global da Norton Rose Fulbright.

Segundo Stewart, esse é o resultado de um trabalho de 18 meses. "Fizemos uma revisão estratégica e percebemos que, para atender nossos clientes no mercado global, seria necessário encontrar uma empresa internacional para fazer a fusão."Afirma Stewart.

Fulbright é a mais recente adição à Norton Rose, que está se expandindo rapidamente pelo "swiss verein" — o "verein" no estilo suíço. "Verein" é uma palavra alemã (que também pode ser "vereinen") que significa associação voluntária. O "verein" à la Suíça criou uma estrutura mais conveniente para muitas organizações internacionais, incluindo as firmas de advocacia. Participam do grupo empresas como DLA Piper e Baker & McKenzie.

Nos últimos três anos, Norton Rose embarcou em uma onda de fusão. Ela é considerada como uma das empresas que tiveram o maior e mais rápido crescimento do mundo. Tudo começou em 2009, quando o Norton Rose surpreendeu o mercado ao anunciar a fusão com Australian full-service practice Deacons — movimento que impulsionou uma onda de atividade internacional de advocacia no país: Allen & Overy, Ashurst, Clifford Chance, Herbert Smith e Linklaters todas as operações posteriormente estabelecidas na Austrália. Em janeiro, a Norton Rose fez a fusão com o canadense Macleod Dixon — especialista em petróleo e gás e que até então era formada por 250 advogados. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!