Consultor Jurídico

Arbitragem assegura cumprimento de contratos ao longo do tempo

14 de novembro de 2012, 15h28

Por Giovanni Ettore Nanni, Maria da Graça de Almeida Prado

imprimir

Quem já negociou contratos ou acordos complexos sabe o tempo e energia gastos pelas partes para se chegar a um denominador comum. São esforços significativos para se definir estruturas, prazos, preços, garantias, entre outras disposições de relevância específica para cada negócio.

Quando se chega finalmente à discussão a respeito do método de solução de disputas, o que por hábito se localiza nas últimas páginas da avença, tem-se a impressão de que o importante já teria sido acordado. Isso, porém, não é verdade. Imaginar que o método de solução de disputas não impacta o desenho contratual e não tem relação com as demais cláusulas pactuadas pode trazer verdadeiras ineficiências contratuais.

Cada contrato espelha uma relação econômica específica. Logo, é até intuitivo supor que para cada operação econômica um método de solução de disputas se mostrará mais apropriado, integrando, ele mesmo, a própria equação econômica do negócio.

Contratos de longa duração trazem em si a premissa de um continuum que se propaga no tempo. São pactos em que os deveres de boa-fé, cooperação e lealdade são exigidos em maior grau do que aqueles de execução instantânea, cumpridos quase que ao mesmo tempo em que celebrados.

Os pactos de duração também estão mais expostos a riscos e modificações no panorama originário, alheios ou não à vontade das partes. Tais contratos ambicionam o atributo da perenidade, no sentido de se atingir o seu termo final, mediante regular e integral cumprimento, o que conduz a uma reflexão sobre a tensão que existe entre a necessária estabilidade da avença e a não menos necessária continuidade no tempo.

Nessas estruturas contratuais, antecipar todas as consequências futuras esbarra em duas barreiras inevitáveis. A primeira delas é de natureza humana. O contratante encarregado da negociação tem visão limitada, de forma que, se a ele é possível prever determinadas contingências, imaginar todas as possibilidades contratuais é tarefa sobre-humana, majorada em uma sociedade do risco. A segunda é representada pelos custos, quase tão intransponível quanto a barreira humana. Negociar contratos custa tempo e dinheiro. Uma vez reconhecida a limitação humana em antecipar todas as contingências negociais, lacunas são intencionalmente deixadas para serem completadas ao longo da própria execução das obrigações.

Para essas situações, sujeitas não apenas a maior contingência e risco de mudança no panorama inicial, mas também a inevitáveis lacunas deixadas pelas partes, mostra-se recomendável o emprego de métodos de governança contratual que facilitem as adaptações necessárias no curso da avença, ao mesmo tempo em que primem por maior colaboração entre as partes. Aí entra o papel da arbitragem.

Mais do que uma simples forma de solução de controvérsias, a arbitragem permite uma compreensão mais precisa do contexto contratual discutido, já que os julgadores são especialistas na matéria controvertida. A dimensão sigilosa e o formato menos agressivo do que o contencioso estatal também contribuem para que o elemento de continuidade contratual não seja ameaçado por eventuais disputas surgidas entre as partes, preservando-se o relacionamento empresarial e a reputação de antigos parceiros no mercado. Em outras palavras, com a arbitragem não se inviabiliza o cumprimento do negócio ao longo do tempo. Aliás, bem ao inverso disso. Assegura-se sua perenidade.

Note-se que esse racional de eficiência é aplicável a uma gama variada de instrumentos de longa duração pactuados todos os dias, de contratos de sociedade a joint-ventures ou grandes empreendimentos de infraestrutura e construção. Nessas situações, ter disponível método de solução de disputas mais aderente à realidade econômica da operação pode fazer a diferença.

Isso não significa que a arbitragem deixe de ser um método litigioso. A arbitragem é uma forma de adjudicação compulsória de conflitos, que, sem a possibilidade de composição, terminará com uma decisão obrigatória às partes. Entretanto, em razão de sua dinâmica própria, somada ao preparo dos profissionais e árbitros envolvidos, tem-se normalmente ambiente de maior cordialidade, propício à possibilidade de acordo e à célere finalização da disputa.

Diferentemente do que se possa pensar, tratar a escolha do método de solução de controvérsias como algo independente do resto do contrato pode trazer implicações preocupantes. Descobrir que o método escolhido não é o mais adequado, quando o conflito já surgiu, dificilmente terá como ser remediado. O ideal é que a escolha seja feita conscientemente no momento da celebração do contrato, alinhando-se os interesses das partes e a própria estrutura negocial em discussão. Nesse contexto, a arbitragem pode se mostrar uma grande aliada nos pactos de longa duração. Ter a sensibilidade de perceber essa eficiência contratual e sugerir tal escolha às partes é tarefa que se espera dos advogados.