Combate à corrupção

Brasil recuperou R$ 20 milhões desviados em dois anos

Autor

10 de novembro de 2012, 14h55

Durante debate na 15ª Conferencia Internacional Anticorrupção (IACC), nesta sexta-feira (9/11), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o Brasil tem feito muitos avanços no combate à corrupção no que se refere a contas em paraísos fiscais, contas de laranjas, empresas de fachada, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, entre outros. As informações são do Terra.

"Nos últimos dois anos, o governo conseguiu recuperar R$ 20 milhões e, embora o valor seja dez vezes maior do que o valor resgatado até então, ainda é muito baixo. Nós ainda estamos muito lentos quando se fala de recuperação de ativos desviados ilicitamente", ponderou.

"Para enfrentar o crime organizado, que esta cada vez mais sofisticado, realizamos um trabalho de cooperação com órgãos internos e de instituições internacionais. E essa atuação conjunta tem trazido resultados exitosos", avaliou.

Cardozo lembrou também a criação, em 2003, da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), uma iniciativa que une setores como a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF), o Ministério da Justiça, o Banco Central, entre outros, para criar estratégias comuns de combate às práticas criminosas. 

*Texto alterado às 14:43 do dia 12 de novembro de 2012 para correção do título.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!