Consultor Jurídico

Entrevistas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Notas Curtas

Grupo de estudantes encontra falha na urna eletrônica

Por 

Caricatura: Pedro Canário - Colunista [Spacca]Em três dias de testes, um grupo de estudantes da UnB, coordenados pelo professor Diego Aranha, conseguiu quebrar o sistema de segurança da urna eletrônica durante o período de testes organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. De nove equipes espalhadas por todo o país, a de Brasília foi a única a encontrar fragilidades. Eles conseguiram organizar os votos na ordem cronológica em que foram registrados em uma das urnas. Souberam, por exemplo, que código eleitoral votou em que candidato.

Tarefa fácil
Isso não quer dizer que qualquer um possa fazer isso. O professor explicou que, para consumar a fraude, seria preciso que um mesário acompanhasse todos os votantes e anotasse a ordem em que votaram. Depois disso, seria possível ligar o número ao eleitor.

Armas prontas
O empresário e investidor Eike Batista já escolheu quem defenderá seu filho, Thor, judicialmente. Os representantes do rapaz são ninguém menos que Márcio Thomaz Bastos e Celso Vilardi. Thor é acusado de atropelar e matar um ciclista na rodovia Washington Luís, no Rio de Janeiro. 

Cerimônia com debate
O projeto de reforma do Código de Processo Civil será debatido no dia 11 de abril na PUC de São Paulo. Quem discute são os juristas Athos Gusmão Carneiro, ministro aposentado do STJ, e Araken de Assis. Aproveitando a reunião, será lançado o livro Comentários ao Código de Processo Civil Brasileiro, dos professores Arruda Alvim, Eduardo de Arruda Alvim e Araken de Assis.

Marítimo e do mar
A OAB do Rio criou, no início deste ano, uma Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar para tratar de lacunas jurídicas decorrentes de discussões sobre o tema. O grupo será presidido pelo advogado Alexandre Martins Leite.

Bate bola
Para comemorar os 80 anos de aniversário da OAB mineira, a autarquia convidou a banda Skank para integrar o time dos advogados veteranos. Para comandar o time, o técnico será o ex-jogador Procópio Cardoso. O clássico é aberto ao público e a entrada custa 1 kg de alimento não perecível.

Voto certo
O advogado Fernando Fragoso será reeleito presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) na próxima quarta-feira (28/3). Ele é o líder da única chapa que se apresentou ao pleito e o único voto possível. A votação acontece entre as 12h e as 18h, no Rio de Janeiro. Quem estiver fora do estado, pode votar por correspondência.

Escrevendo a História
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, lança na próxima quarta-feira (28/3) uma coletânea dos casos mais polêmicos julgados pelo STF em 2011. Entre eles, a aprovação da Lei da Ficha Limpa, no fim do ano. A obra, coordenada por Fux, se chama Jurisdição Constitucional - Democracia e Direitos Fundamentais.

Regras eleitorais
O juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira, do TJ-RJ, e o promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Rodrigo Molinaro Zacharias, lançarão o livro Propaganda Política, na próxima quarta-feira (28). O lançamento será às 18 horas, no Hall dos Auditórios da EMERJ. A obra, publicada pela editora Renovar, tem a apresentação assinada pelo ministro Ayres Britto, do STF.

Integrante novo
O sócio-fundador e presidente do Comitê Executivo de TozziniFreire Advogados, José Luis de Salles Freire, foi eleito membro do Conselho da Amcham (Câmara Americana de Comércio). O novo conselho será integrado por executivos de empresas como Du Pont, Odebrecht, Ford, Abbott, PricewaterhouseCoopers - Brasil, KPMG, AES Brasil, Johnson&Johnson, Fibria, Bunge, Cargill, Embraer, Abril Educação, entre outras.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 24 de março de 2012, 9h02

Comentários de leitores

1 comentário

AS MELINDROSSAS URNAS ELETRONICAS.

MAFFEI DARDIS (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

ORA, SE OS EEUU NÃO OPTA POR URNAS ELETRONICAS, COM CERTEZA TEM A RAZÃO DE ASSIM SER.
AGORA, SOMENTE AGORA FOI DESCOBERTAS FALHAS NAS MESMAS, OBVIAMENTE SE HÁ FALHAS NOS LEVA S.M.J. HÁ MANOBRAS NOS VOTOS, PORTANTO DE MELHOR ALVITRE VOLTAR-MOS A MODA ANTIGA, COLOCAR O VOTO NAS URNAS, COMO OS PAIZES ALÊM FRONTEIRAS ASSIM PROCEDEM.
O VOTO CONTADO UM A UM NOS DÁ A GARANTIA DA LIZURA DO ATO.

Comentários encerrados em 01/04/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.