Luto na TV

Humorista Chico Anysio morre aos 80 anos

Autor

23 de março de 2012, 21h58

O humorista Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23/3), ao 80 anos. Ele estava internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, desde o dia 22 de dezembro, por causa de uma hemorragia no sistema digestivo. A causa da morte, segundo a assessoria de imprensa, foi falência múltipla dos órgãos, causada por uma infecção, originada no pulmão. Chico também sofria de enfisema pulmonar, por conta do uso excessivo de cigarro.

Na quinta-feira (22/3), o humorista chegou a passar por uma cirurgia para uma drenagem na pleura, uma membrana do pulmão. Ele estava na unidade de terapia intensiva e respirava com a ajuda de aparelhos.

Chico Anysio lutava contra problemas de saúde desde agosto de 2010, quando foi internado para a retirada de uma parte do intestino. Sofria de uma hemorragia digestiva e, na mesma época, foi diagnosticada uma pneumonia. Desde então, foram diversas internações.

O humorista nasceu no dia 12 de abril de 1931, em um sítio em Maranguape, no Ceará, batizado de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho. Quando tinha oito anos, Chico e sua família mudaram-se para o Rio de Janeiro. Já adolescente, começou a participar e ganhar concursos de calouros nas rádios cariocas e de São Paulo, fazendo imitações.

A estreia na televisão foi em 1957, no programa Aí vem a Dona Laura, da TV Rio. Depois, estrelou programas humorísticos na própria TV Rio, na Excelsior e na TV Tupi. No fim dos anos 60, entrou na Globo e lá ficou até sua morte. Ao todo, Chico assina a criação de mais de 200 personagens em 60 anos de carreira.

Deixou seis ex-mulheres e oito filhos, um deles adotivo. O velório será neste sábado (24/3), no Theatro Municipal do Rio, e será aberto ao público a partir do meio-dia.

Queria ser advogado
Ao saber da morte do humorista, a presidente Dilma Rousseff afirmou que ele foi “um dos artistas mais brilhantes que o nosso país já produziu”. “Com o seu talento e sensibilidade, criou e interpretou caricaturas inesquecíveis de tipos humanos. Trabalhou incansavelmente durante toda a vida para levar alegria e diversão aos brasileiros", disse a presidente.

O presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, ao lamentar a perda do humorista, revela um detalhe inusitado de sua biografia: ele pensou um dia em ser advogado. "Chico Anysio foi um gênio que alegrou os brasileiros com o seu humor fino e inteligente. As centenas de personagens que criou e encarnou ficarão na memória de todos nós. Chico pensou um dia em ser advogado. Desistiu por razões de sobrevivência. Teria sido um advogado ingualmente genial."

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!