Mercado Jurídico

Banca ajuda a modernizar escritórios em Moçambique

Autor

20 de março de 2012, 18h48

Spacca
Diagnóstico de mercado, confecção de documentos e treinamentos estão entre os trabalhos oferecidos pelo Selem Bertozzi & Consultores Associados, voltado para a chamada gestão legal e para o aumento da competitividade e da rentabilidade das bancas. No Brasil, cem bancas, de 24 estados, contrataram a consultoria.

A ideia pioneira dos consultores Lara Cristina de Alencar Selem e Rodrigo D. Bertozzi atravessou fronteiras e repercutiu fora do país, em Moçambique, onde existem 800 advogados. A Ordem dos Advogados moçambicana convidou a dupla de sócios fundadores para ajudar na formação de advogados nas áreas de gestão de escritórios, estratégia na advocacia e marketing jurídico.

Os cursos acontecem em Maputo. Começam já no domingo (25/3) e vão até sábado (31/3).


Reitora da UCB
Membro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, a advogada Daniela Ribeiro de Gusmão agora também é reitora da Universidade Castelo Branco. A lista de cargos inclui ainda a Presidência da Comissão Especial de Assuntos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro.


Nova casa
Mudou de endereço o C. Martins & Advogados Associados, especializado na advocacia de massa. O deslocamento para a Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro, se dá em razão de planos de expansão da banca. Neste ano, há projetos de crescimento de 30%. A equipe conta com 400 pessoas.


Foco na conciliação
O escritório quer reforçar a atuação do Núcleo de Acordos, voltado para a solução extrajudicial dos conflitos. O sócio gerente do C. Martins & Advogados Associados, Rodrigo Martins de Oliveira, conta que o índice de conversão das ações em acordos ultrapassa os 70%. “Criamos um contact center no qual atuamos diretamente nos acordos extrajudiciais e em todas as fases do processo, desde antes da primeira audiência até o pós-sentença”, diz. A média é de mil acordos por mês.


Doce negócio
A cana-de-açúcar foi o combustível que moveu uma operação entre a CPFL Renováveis e a SPE Lacenas Participações Ltda., usina de biomassa controlada pela Usina Açucareira Ester. O parque fica em Cosmópolis, no interior de São Paulo. A aquisição de 100% dos ativos de cogeração de energia elétrica e vapor d’água da usina pela CPFL foi assessorada pelo Trench, Rossi e Watanabe Advogados. Acompanharam as negociações os sócios José Roberto Martins e Maria Beatriz Mello e os advogados associados Adam Milgrom, Arthur Diniz, Gabriela Freitas, Marcel Nunes e Marina Estrella.


Assessoria na extração 
A mineradora australiana Cabral Resources escolheu a assessoria do TozziniFreire Advogados para o desenvolvimento de seu projeto green Field — como é chamado o local, onde ainda não há infraestrutura para receber a unidade — para exploração de minério de ferro em Livramento de Nossa Senhora, no interior da Bahia.

A banca acompanha o projeto há um ano. Quase todo o ferro ali fabricado será exportado para siderúrgicas na China, onde será utilizado para a produção de aço. Os trabalhos devem começar em 2015, com uma produção anual de 15 milhões de toneladas.


Setor energético
“Aspectos Jurídicos de Relevância e Atualidade do Setor Elétrico” é o tema de encontro que acontece no Rio de Janeiro entre gestores, empresas do setor elétrico, órgãos governamentais, acadêmicos e especialistas dos escritórios de advocacia. O Simpósio Jurídico das Empresas do Setor Elétrico é promovido pela Fundação Coge, que hoje reúne 67 empresas do setor elétrico. O evento vai de sábado (22/3) a domingo (23/3), no Centro Cultural Light. Clique aqui para mais informações.


Brasileira premiada
A advogada Carolina Guerreiro, sócia do Veirano Advogados, levou o International Law Office Client Choice Awards 2012 na categoria Tecnologia da Informação.


Brasileiro premiado
Ainda de acordo com o ranking da ILO, Solano de Camargo, sócio-diretor da Dantas, Lee, Brook & Camargo Advogados, merece destaque na área do Contencioso. Ele vence na categoria pelo segundo ano consecutivo. A lista completa pode ser vista clicando-se aqui.


Indústria cultural
Durante os sábados de março, Attilio Gorini, sócio do Dannemann Siemsen Advogados, dá sua contribuição para o curso de Direito do Entretenimento da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Até 31 de março, ele fala sobre Contratos da Indústria Audiovisual.


Pelas sociedades

► A advogada paulista Adriana Adani divide seu tempo em Salvador, onde já atua dez anos, para se tornar sócia no paulista Paulo Sérgio João Advogados, especializado em Direito do Trabalho. Ela continua como sócia so soteropolitano Linhares, Castro & Adani Advocacia e Consultoria Empresarial.

► O Palópoli Advogados inaugurou recentemente um departamento especializado em Propriedade Intelectual. Com isso, a banca passa a atuar em casos ligados ao combate à pirataria, ao licenciamento e know how de marcas, direitos autorais e registro no Brasil e no exterior. A área fica sob responsabilidade da advogada Márcia Ferreira Gomes.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!