Consultor Jurídico

Notas Curtas: PL quer permitir que crianças convivam mais com pais presos

14 de março de 2012, 11h27

Por Pedro Canário

imprimir

Spacca
Laços familiares se desfazem por conta da impossibilidade de mães, presas, verem seus filhos. Foi com base nesta conclusão que o Executivo resolver enviar ao Congresso um Projeto de Lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para permitir que os menores convivam com seus pais ou mães presos. Com isso, eles podem visitá-los sem a necessidade de autorização judicial, desde que acompanhados de responsáveis. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Discussão acalorada
Deputados do Rio de Janeiro estão preocupados com a situação do presídio Ary Franco, na Zona Norte da cidade maravilhosa. Segundo eles, as condições são precárias e há descaso com a saúde dos presos. Um debate, em abril, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) vai discutir o tema. O último tópico se divide em dois: Aids e tuberculose. O deputado estadual Marcos Freixo (Psol) afirma que os dados são alarmantes. A superlotação, diz, é novidade. “Sempre tivemos essa situação nas delegacias e não no sistema prisional”, afirma.

Em tempo
Já faz algum tempo, o Ministério da Justiça publicou os dados oficiais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) referentes a junho do ano passado. Naquele mês, a população carcerária registrada no país foi de 513,8 mil presos. A capacidade carcerária, por outro lado, era de 304,7 mil vagas em junho. Em 2000, eram 135,7 mil vagas contra 174,9 mil presos.

Em tempo 2
A população do presídio de Ary Franco, no Rio, hoje é de 1.483 presos. A capacidade das instalações é para 970 pessoas.

Questões semânticas
Certidão de Ação Trabalhista e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas são coisas diferentes. A primeira existe para dar certeza de que uma pessoa física não tem ações trabalhistas pendentes na Justiça. A segunda, para certificar empresas quanto a sua situação na Justiça do Trabalho, e assim possam participar de licitações públicas. Para explicar a polêmica, o TRT-2 criou um canal em seu site, que pode ser acessado por qualquer internauta.

Mutirão extrajudiciário
Começou na segunda-feira (12/3) a 2ª Semana da Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Em um dia de trabalho, o mutirão já selecionou 970 processos para audiências de conciliação, que contarão com 40 conciliadores. São 27 bancas conciliadoras; 25 para os processos de primeiro grau e duas para os de segundo grau.

Advogado medalhista
O advogado Martinho Neves Miranda receberá honrarias militares nesta sexta-feira (16/3). Ele é sócio do escritório C. Martins & Advogados Associados e responsável pela área desportiva da banca. Por sua atuação na organização e realização dos Jogos Mundiais Militares de 2011, no Rio de Janeiro, ele receberá a medalha Mérito Desportivo Militar, diretamente do Ministério da Defesa. Trata-se da mais alta honraria outorgada pelo desporto militar brasileiro.

Livro didático
Antes de declarar iniciada a sessão de julgamento do TSE, o presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski decidiu presentear seus companheiros de tribunal com um livro. Era o Guia Prático de Fiscalização de Contratos Administrativos do TSE, uma “modesta sugestão à futura gestão” do TSE, segundo o próprio Lewandowski. O documento é fruto de um grupo de estudos formado por ministros, servidores do TSE e uma equipe técnica de membros do Tribunal de Contas da União.

Árbitros competitivos
Estudantes de Direito da PUC do Rio de Janeiro venceram o IV Pre-Moot, uma competição internacional de arbitragem entre universidades. Na final do campeonato, tudo em casa. Em segundo lugar na competição ficou a PUC de São Paulo. O evento foi a preparação para o International Commercial Arbitral Moot, que ocorre este ano em Viena, na Áustria.