Notas Curtas

Centro de Pesquisas no Ensino do Direito faz 45 anos

Autor

7 de março de 2012, 13h19

Spacca
Um time de especialistas do Direito se reúne nesta quinta-feira (8/3) na FGV Direito Rio para conhecer o resultado da pesquisa de história oral sobre o Centro de Estudos de Pesquisas no Ensino do Direito (Ceped), vinculado à UERJ.

Foram ouvidas 20 pessoas. Por meio de depoimentos, elas contaram detalhes do processo de criação do centro. O centro completa 45 anos neste ano e uma das principais inovações trazidas por ele foi a criação, em 1967, do curso de Advogados de Empresa, com inspirações da metodologia dos Estados Unidos.

Estarão lá Alfredo Lamy Filho, um dos autores da Lei das Sociedades Anônimas, Henry Steiner, de Harvard, Marcílio Marques Moreira, diplomata e ex-ministro da Fazenda, Norma Parente, ex-diretora da CVM, e Arnoldo Wald, Sergio Tostes, Carlos Siqueira Lobo, Carlos Leoni e Jorge Hilário Gouvêa Vieira.

Velhos tempos
Acontece também na quinta o encontro de ex-alunos e professores das cinco primeiras turmas do Ceped.

E-book
Já está disponível para download o livro Juizados Especiais Federais Cíveis, de autoria de Antônio César Bochenek e Márcio Augusto Nascimento, ambos juízes federais. A obra, disponível nos formatos PDF e EPUB, pode ser baixada aqui.

Contribuição ao Direito
Tributarista e professor emérito PUC-SP e da USP, Paulo de Barros Carvalho agora faz parte da Real Academia de Ciências Morais e Políticas da Espanha. Ele escreveu bíblias como Direito Tributário: Linguagem e Método e Derivação e Positivação no Direito Tributário (Editora Noeses). Também é presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).

A sede da Real Academia é a Casa y Torre de los Lujanes, a mais antiga construção civil de Madri. A biblioteca da instituição tem mais de 140 mil títulos para consulta.

Coleção Sustentabilidade
Mudança do Clima — desafios jurídicos, econômicos e socioambientais (Editora Fiuza, foi lançado na sexta-feira (2/3), em São Paulo. Um pitaco: Werner Grau Neto, Maria Christina Motta Gueorguiev, Andre Vivan e Lucas Levada, todos do Pinheiro Neto Advogados, escrevem artigo sobre "As Políticas Estaduais Sobre Mudança do Clima".

Trabalho homérico
O clássico Tratado de Direito Privado, de Pontes de Miranda, vai passar por uma atualização. Quem deve ajudar é Carlos Henrique Fróes, ex-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que foi convidado pelo Editora Revista dos Tribunais. Ele vai atualizar o volume que trata de Direito da Propriedade Industrial.

A editora espera que até o final do ano todos os 60 volumes estejam prontos e publicados.

Controvérsias penais
A parte geral de As 200 Maiores Controvérsias do Direito Penal (Editora Impetus, 405 páginas, R$ 69,90) já foi publicado. Escrita por Francisco Dirceu Barros, a obra traz comentários relacionados à doutrina e à jurisprudência, aplicados a 200 casos.

Conversa com delegado
Vai ao ar no sábado (10/3) a entrevista com Roberto Cicliatti Troncon Filho, atual superintendente Regional da Polícia Federal em São Paulo, no programa Cartão de Visita. Ele tem passagens pela Delegacia de Entorpecentes, pelo Aeroporto Internacional de São Paulo e pela Diretoria de Combate ao Crime Organizado, em Brasília.

Começa às 23h55, na Record News. Tem reprise no domingo (11/3), às 7h30.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!