Trabalho seguro

Justiça trabalhista reúne personalidades no Maracanã

Autor

2 de março de 2012, 13h35

TST
O canteiro das obras de reforma do Estádio Mário Filho, conhecido como Maracanã, no Rio de Janeiro, recebeu nesta sexta-feira (2/3), dirigentes da Justiça trabalhista e personalidades do futebol. Eles se reuniram em um ato público voltado para a prevenção de acidentes e a segurança do trabalho na construção civil.

O evento, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho e Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, contou com a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, a presidente do TRT-RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, os ex-jogadores Ronaldo Fenômeno e Bebeto, o iatista e campeão olímpico Lars Grael, membros do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014.

O encontro marca a segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançado pelo TST e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em maio de 2011. O objetivo da campanha é reunir trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras, que atuarão como multiplicadores das medidas de prevenção e segurança.

A ênfase no ramo da construção civil se deve ao fato de o setor ser o que registra o maior número, absoluto e relativo, de acidentes de trabalho que resultam em morte. De acordo com o Anuário Estatístico da Previdência Social, em 2008, de cada 100 mil acidentes ocorridos, 2.380 casos redundaram na morte do trabalhador. De 2007 para 2008, todos os setores de atividade econômica tiveram redução de casos fatais com exceção da construção civil, cujo índice de mortalidade subiu de 21,23% para 23,8%.

Além do TST e do TRT-RJ, participam do ato o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Serviço Social da Indústria (Sesi), Getrin (Grupo de Trabalho Interinstitucional) e Confederação Brasileira de Futebol, entre outras entidades. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!