Corrida em números

Veja quem são os pré-candidatos preferidos à OAB

Autor

28 de maio de 2012, 20h02

Wadih Damous no Rio de Janeiro, Alberto Toron em São Paulo, Henrique Mariano em Pernambuco, Cláudio Lamachia no Rio Grande do Sul e Francisco Caputo no Distrito Federal. Se as eleições estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil fossem hoje, esses seriam os presidentes eleitos, segundo a pesquisa feita pelo reconhecido Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) — a primeira sobre as eleições para a OAB em 2012.

Mesmo que as pré-campanhas tenham começado cedo, a maioria dos advogados ainda está indecisa sobre a eleição. A pesquisa, feita com 7,9 mil advogados em abril deste ano, mostra que em apenas cinco estados e no Distrito Federal o número dos que já escolheram candidato é maior do que o grupo dos indecisos.

O campeão nas intenções de voto é Henrique Neves Mariano, atual presidente da OAB de Pernambuco, que tem 52% dos votos dos advogados de sua seccional. Outros dois candidatos do estado dividem 7% dos votantes na pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados ao eleitor), enquanto 38% dos 200 profissionais ouvidos não responderam ou não sabem em quem votar, ficando no chamado “grupo dos indecisos”.

A medalha de prata nas intenções de voto ficou com Henrique Tibúrcio, presidente da seccional goiana da OAB. Em 2009, Tibúrcio deixou a vice-presidência da entidade para ocupar a cadeira de presidente e, hoje, tem 49% dos votos dos advogados de Goiás. O presidente da OAB-GO mantém distância do segundo colocado, Leon Diniz — que tem 10% das intenções de voto e já foi candidato à presidência em 2006 — e de outros dois candidatos, que têm 3% cada um. Dos 200 advogados ouvidos em Goiás, 33% estão ainda indecisos.

O terceiro colocado no ranking das intenções de voto da pesquisa é o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous. Mesmo já tendo manifestado que não vai participar do próximo pleito, Damous ficou com 47% das intenções de voto dos advogados fluminenses. O candidato da situação, Felipe Santa Cruz, que atualmente preside a Caixa de Assistência ao Advogado do Rio de Janeiro, garantiu apenas 4% dos votos.

Maioria indecisa
São Paulo, onde a pré-campanha começou já em novembro de 2011, tem o maior número de advogados indecisos entre os 13 estados onde houve pesquisa estimulada — aquela em que os advogados receberam uma lista com nomes de candidatos. Os indecisos paulistas somam 73%. Entre os candidatos listados pela pesquisa — Alberto Toron, Marcos da Costa e Raimundo Hermes Barbosa — Toron levou a melhor e ficou com 10% das intenções de voto. Marcos da Costa ficou com 6% e Raimundo Hermes com 5%, mesma quantidade de pessoas que respondeu que não iria votar em nenhum dos três nomes, anular o voto ou votar em branco.

Nos 14 estados em que nenhum nome foi apresentado aos respondentes (chamada espontânea), o índice de indecisos é ainda maior, variando entre 70% e 95%. O estado com maior número de indecisos é o Paraná, onde 95% dos advogados disse não saber ou preferiu não responder em quem vai votar no próximo pleito. O nome que mais apareceu nas respostas foi o de Lúcio Glomb, atual presidente da entidade, com 3% das intenções de voto.

Veja os resultados da pesquisa em cada seccional:


























Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!