Consultor Jurídico

Notícias

Lei de Acesso

Ministra Cármen Lúcia divulga seus contracheques

Comentários de leitores

14 comentários

O engodo da divulgação dos contracheques

Edmilson_R (Outro)

É engraçado este Brasil. Um governo acuado pelo julgamento do maior escândalo político do Brasil e uma classe política envolta em uma "cachoeira" de irregularidades nos brinda com essa pérola, uma lei que nos dará a falsa transparência, a ilusão do controle, um verdadeiro engodo.
Vão encontrar situações atípicas, servidores ganhando muito mais que o teto constitucional? Com certeza, vão sim!
Mas esse é (ou deveria ser) o foco do acesso a informações referente ao gasto público? Veremos a mesma rigidez e celeridade ao se abrir as contas (balanços e outras coisinha mais) das empresas que mantêm contratos com a Administração Pública? Vamos avançar e divulgar as contas de quaisquer pessoas que recebam bens e favores públicos (como empréstimos do BNDES)?
Ou alguém acha que o verdadeiro "buraco" é feito pelo pagamento de servidores públicos? Ficaremos satisfeitos com o engodo político de que os servidores efetivos são os vilões?
------------------
Eu sou pessimista.
------------------
Estou com o Radar (Bacharel). Até agora, a lei só fez facilitar o trabalho de empresas de telemarketing e sequestradores. Será muito mais fácil e racional a escolha dos "próximos clientes".

Oops

J. Henrique (Funcionário público)

Por favor leiam:
"embaraçar a divulgação de quaisquer..."

Em boa hora

J. Henrique (Funcionário público)

O principal mérito da lei é a divulgação dos valores pagos pelo erário às empresas através de manobras espúrias mesmo que legais tais como licitações viciadas bem como aditivos.
Para evitar qualquer desculpa, e os bandidos do colarinho branco são pródigos nisso, a lei tem o princípio geral que a publicidade é a regra e o sigilo é a excessão.
Ora, se divulgam o salário dos servidores que desculpa terão para embaraçar quaisquer outros pagamentos? Pago este preço alegremente.
Na verdade estou na expectativa para saber que desculpas (legais) os empreiteiros vão arranjar para não divulgarem todos os valores que recebem dos cofres públicos.

Merece mais

as torturas que estao fazendo comigo na politica (Arquiteto)

A ministra Carmem lucia ganha pouco pela capacidade, honestidade e coragem desta grande mulher. O Brasil administrado por uma duzia de mulheres como ela ,e outras que estão no poder,não precisaria de mais ninguem . Nosso pais iria crescer muito e teria mais justiça social e muito menos corrpção .

Quando vão publicar os rendimentos dos empresários?

alreis (Outros)

Da mesma forma que os servidores, deveria haver a publicação na estrada das empresas dos rendimentos dos sócios e dos empregados. Ia aparecer tanto empresário com rendimento abaixo de R$10.000,00 por ANO com apartamento na beira do mar, fazendas, etc., que a Ministra, embora já em final de carreira, viria que era melhor ser empresário e ganhar essa R$10.000,00 (só declaram este valor pois acima recolhem IR - ver exemplo do caso na moda no Congresso)

Correção da palavra "talvez". Desculpem.

JPLima (Outro)

Será que com esta Lei ao ver os contracheques dos Professores, dos PM's, dos Médicos, dos Bombeiros, dos servidores da saúde, entre outras tantas categorias mal remuneradas nesse País, o salário desse pessoal vai melhorar? É apenas nesse sentido que vejo esta lei, de resto nada muda. Não crei que o fato de se ter conhecimento de quanto ganha cada agente ou servidor público irá mudar alguma coisa nesse Brasil. Talvez mude no dia que o Sargento Garcia prender o Zorro. A propósito sou servidor público federal, estou a seis anos sem aumento e tanto o TCU, como a Receita Federal têm acesso aos meus vencimentos e aos meus bens. Pessoal, vamos procurar saber qual a razão de uma carga tributária tão alta, a qual a arrecadação sobe a cada mês. Saber quanto recebe cada servidor não vai mudar nada, o aumento se dá mediante LEI e quem vota nos Deputados e Senadores somos nós Eleitores.

Sabe quem está festejando?

Radar (Bacharel)

As empresas de telemarketing e os sequestradores agradecem a contribuição dessa lei esquisita, pois isso lhes facilitará em muito o trabalho.

É o Brasil???

JPLima (Outro)

Será que com esta Lei, ao ver os contracheques dos Professores, dos PM's, dos Médicos, dos Bombeiros, dos servidores da saúde, entre outras tantas categorias mal remuneradas nesse País, o salário desse pessoal vai melhorar? É apenas nesse sentido que vejo esta lei, de resto nada muda. Não crei que o fato de se ter conhecimento de quanto ganha cada agente ou servidor público irá mudar alguma coisa nesse Brasil. Talves mude no dia que o Sargento Garcia prender o Zorro. A propósito sou servidor público federal e estou a seis anos sem aumento e tanto o TCU, como a Receita Federal têm acesso aos meus vencimentos e aos meus bens.

Transparência

Balboa (Advogado Autônomo)

Parabéns a Ministra Cármen Lúcia pelo grande exemplo de humildade e respeito a lei.

Sempre os anônimos

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Gostaria que esse cidadão nominado de Imparcial (Outros), que aqui usa o anonimato para se esconder, informasse qual órgão público repassa dinheiro público para a OAB, quando, e em quais quantias? Também gostaria que o mesmo esclarecesse qual foi o advogado que recebeu punição da Ordem, e não teve o caso divulgado publicamente.

Publicidade, democracia e confiança

Antonio D. Guedes (Professor Universitário - Tributária)

Sei, como ex-professor dela na PUCMINAS, que a Ministra era aluna brilhantíssima, foi Procuradora do Estado por concurso, chegou a Procuradora-Geral, exerceu a docência, tem cursos de Pós-Graduação inclusive doutorado, e profícuos trabalhos. Tudo isso consta em seu currículo como Professora e Ministra e é de dificílima e rara realização. Dar esses dados à publicidade, do mesmo modo que fazê-lo com o contracheque, é respeitar a cidadania e o Estado, bem como a democrática exigência de publicidade, construindo a confiança dos jurisdicionados. É modelo, inspiração e garantia aos brasileiros.

E a OAB?

Olho clínico (Outros)

Será que a OAB, que se diz autarquia especial, e recebe dinheiro público, e seus advogados exercem múnus público, desta vez vai dizer quanto e como gasta?
Vai abrir as punições de advogados, que são sigilosas, ao invés de só e somente criticar as outras instituições?
A OAB sempre tem uma saída para criticar a tudo e todos, sem olhar para o próprio umbigo!

Conduta elogiável

Marcos Alves Pintar (Advogado Autônomo - Previdenciária)

Parabéns à Ministra. Espero que os demais agentes públicos brasileiros tenham a decência de segui-la.

Vale a pena ser juiz de tribunal superior?

alreis (Outros)

Qual foi a concorrência do concurso público que a Ministra teve que fazer para ser Juíza? Quantos foram aprovados e qual a formação dela? Ela era uma aluna comum, com média 5 ou já se destacava na escola só tirando 10? É fácil ganhar quase 60 salários mínimos por mês, é só fazer uma faculdade de direito, estudar com muito afinco umas 6000 horas e trabalhar uns 30 anos. Veja o concurso que o Senado Federal fez, um concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal. É uma concorrencia baixinha de uns 1000 por vaga. A remuneração de jornalistas, âncoras, advogados, diretores de empresas, etc. também deveriam ser obrigatoriamente publicados.

Comentar

Comentários encerrados em 1/06/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.