Política de Ordem

Atuação de estrangeiros ganha peso na disputa da OAB-SP

Autor

22 de maio de 2012, 16h34

Spacca
A discussão sobre a abertura do mercado brasileiro para escritórios de advocacia estrangeiros está esquentando as eleições para Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. Três pré-candidatos, Alberto Toron, Roberto Podval e Ricardo Sayeg, publicaram artigos na ConJur na última semana defendendo suas posições sobre a questão. Enquanto Toron diz que a entrada de escritórios estrangeiros pode criar empregos, o criminalista Podval diz que isso não acontecerá e Sayeg classifica como “catástrofe institucional e econômica” a possível abertura do mercado. Todos os textos já têm mais de dez comentários.

Carros ilustrados
Quem anda pelo centro da capital paulista já se depara com adesivos de apoio a pré-candidatos à presidência da OAB-SP em vidros e traseiras de carros. Os nomes Rosana Chiavassa, Marcos da Costa e Alberto Toron já figuram em veículos de advogados. Os adesivos de apoio a Roberto Podval estão sendo produzidos esta semana. Abaixo, as ilustrações que já circulam pelo estado.

Divulgação

Encontro (re)marcado
O primeiro debate entre pré-candidatos, promovido pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, mudou de data. Antes marcado para o dia 30 de maio, o debate agora será no dia 6 de junho, às 9h. Quem ficou feliz com a mudança foi a pré-candidata Rosana Chiavassa, que não poderia participar na primeira data. Até agora, além de Chiavassa, Sayeg, Podval e Toron confirmaram presença no evento, que será no Tuca, teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Baixadas e vales
Cerca de 300 advogados foram a um encontro com o pré-candidato Alberto Zacharias Toron no Clube dos Ingleses, em Santos, no dia 18 de maio. Segundo a campanha, a Baixada Santista, com 15 mil advogados, é o terceiro maior colégio eleitoral do estado, atrás apenas da Capital e da Região de Campinas. A manifestação foi aberta por Sonia Maria Pinto Catarino, vice-presidente da OAB de Santos e que, neste ano, será candidata a presidente de sua subseção na chapa de Toron. Na próxima quinta-feira (24/5), o pré-candidato vai a uma “pizzada” em Caçapava. No dia seguinte, segue para Sertãozinho e, sábado (26/5), vai a Ribeirão Preto.

Entre os grandes
O advogado Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, do Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano e Renault Advogados Associados, entrou para a coordenação política da campanha de Roberto Podval. Ferreira é fundador do Movimento Amigos da OAB. Na última semana, Podval foi recebido no escritório Felsberg e Associados, a convite dos proprietários, onde expôs sua candidatura.

Oposição anunciada
A disputa pela seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil esquentou na última semana. Felipe Santa Cruz, pré-candidato da situação, ganhou um concorrente: o advogado Luciano Viveiros, que, nas últimas eleições, disputou contra Wadih Damous e angariou 5,39% dos votos. Segundo Viveiros, nessa disputa ele entra mais bem preparado, com experiência em eleição.

Golpe neoliberal
Na última semana, o pré-candidato Ricardo Sayeg esteve em audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que emitirá parecer sobre o novo Código Comercial, o Projeto de Lei 1572/11, onde defendeu que texto do novo Código “é um golpe neoliberal, que deixa os ricos mais ricos e os pobres mais pobres”. Esta semana ele irá a Rio Claro e São José do Rio Preto, para encontros com advogados das duas regiões.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!