Consultor Jurídico

Justiça manda prender responsáveis por massacre de Eldorado dos Carajás

7 de maio de 2012, 18h55

Por Redação ConJur

imprimir

Nesta segunda-feira (7/5) foi expedido mandado de prisão contra o coronel Mário Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira — os dois foram responsabilizados na Justiça por comandarem a ação da Polícia Militar que causou a morte de 21 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no episódio conhecido como massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996.

O mandado foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Pará. Desde o massacre, o coronel e o major respondiam pelo processo em liberdade devido aos vários recursos apresentados por seus advogados contestando a sentença que os condenou. Na última decisão, Pantoja foi condenado a 228 anos de prisão e o major Oliveira a 158 anos e quatro meses, ambos em regime fechado.

Durante a ação policial, 19 sem-terra morreram. Outros dois morreram a caminho do hospital. A ação contou com a participação de mais de 150 policiais militares. O massacre motivou a criação da Jornada Nacional da Luta por Reforma Agrária, uma mobilização que ocorre todos os anos no mês de abril, também conhecida como Abril Vermelho. Com informações da Agência Brasil.