Mercado Jurídico

Décio Freire fecha acordo com banca portuguesa

Autor

1 de maio de 2012, 8h12

Spacca
Um dos cinco maiores escritórios de advocacia de Portugal, o Caiado Guerreiro & Associados, é o novo parceiro do Décio Freire & Associados, que tem planos de atender as necessidades dos clientes brasileiros no Velho Continente, por meio de unidade própria.

A banca portuguesa tem sede em Lisboa e unidades em dois países africanos de língua portuguesa — Angola e Moçambique.


Tem de ser trilíngue
Também firma parceria em terras europeias o carioca Carlos Mafra de Laet Advogados, focado nas áreas empresarial, seguros e contencioso de massa. A banca anunciou a abertura de desks cruzados em Paris e no Rio de Janeiro, que farão parte de um esquema estratégico entre Brasil e França. Cada grupo será formado por uma equipe de advogados e assistentes. O requisito básico é que cada membro saiba português, francês e inglês na ponta da língua.

A trajetória internacional do Carlos Mafra de Laet Advogados começou em 2006, quando fechou parceria com o portenho Estudio Bougain Abogados. Mais tarde, também virou parceiro do português Pinto Monteiro & Associados e do espanhol Cremades & Calvo-Sotelo.


Cinco bandeiras
O TozziniFreire Advogados, por meio de coordenação do sócio Mauro Guizeline, esteve por trás da Máquina de Vendas na assinatura do acordo para adquirir o controle acionário da rede varejista Lojas Salfer, com estabelecimentos nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

A Máquina já engloba as bandeiras Insinuante, Ricardo Eletro, City Lar e Eletro Shopping. Juntas, elas somam 1.078 lojas.


Questões de securitização
A 7ª Academia Uqbar de Securitização acontece de 16 a 19 de maio, em Angra dos Reis. Marcelo Cosac, sócio do Tauil & Chequer Advogados, é um dos palestrantes. Ele traça um histórico do mercado no Brasil e discute os aspectos jurídicos dos principais produtos de securitização no Brasil, incluindo, por exemplo, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). Mais informações aqui.


Compliance e Ética
Estão abertas as inscrições para o Curso Internacional em Compliance e Ética Corporativa promovido pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE). Entram na pauta assuntos como o cenário de compliance no Brasil e na América do Sul e os conflitos de interesse envolvidos no assunto.

Os participantes ainda terão a opção de passar por uma avaliação para obter a Certificação de Profissional em Compliance e Ética Corporativa (Certified Compliance and Ethics Professional), concedida pela SCCE.

As aulas acontecem no TozziniFreire Advogados, de 7 a 10 de maio, em São Paulo. Mais informações aqui.


Pelas sociedades

► O Barbosa, Müssnich & Aragão ganha cinco novos sócios: Cibelle Goldfarb vai atuar em Direito do Trabalho e Gisela Sampaio, em Pesquisa. A dupla Lígia Regini e Luciana Terrinha vai para a área de Contencioso Tributário e Luis Flaks para o Societário.

► Também engorda o quadro de sócios o Edgard Leite Advogados Associados. Passa a integrar a sociedade o advogado Juliano Barbosa de Araújo, que repete a vocação da banca, o Direito Público. Ele é especialista em contratos, acompanhamento de licitações, concessões e parcerias público-privadas.

► As eleições municipais devem duplicar a cartela de clientes do Fernando Quércia Advogados Associados. De olho no crescimento, a banca apostou no aumento da equipe de advogados.

A maior parte dos clientes é formada por candidatos a vereadores e prefeitos. O trabalho dos advogados inclui palestras para o público e cartilhas escritas especialmente voltadas aos políticos, com informações sobre leis eleitorais.

► O advogado Marcos Daniel Valério vai fazer a ponte Brasil-Reino Unido do Gaudêncio McNaughton & Toledo Advogados. É que ele quem cuida da nova unidade da banca, que será inaugurada neste mês em Londres. A expectativa é de crescimento de 20% no faturamento do escritório.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!