Importação de Nissan

Comerciante de veículos não tem isenção de IPI

Autor

30 de junho de 2012, 8h53

Um empresário de Santa Catarina não conseguiu isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de um automóvel Nissan importado. O seu pedido foi negado pela 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A decisão foi tomada na sessão de julgamento do dia 26 de junho.

O empresário alegou que o carro era para uso próprio e que, por isso, estaria ocorrendo cumulatividade ou dupla cobrança do Imposto por parte da Fazenda Nacional.

A Fazenda contestou o autor. Argumentou que este é sócio-gerente da empresa Vip Car Veículos, que tem por objeto social a comercialização de automóveis multimarcas. “O suposto uso próprio facilmente poderá se degenerar no tráfego corrente das transações diárias do autor”, pontuou o procurador da União.

Após perder a ação em primeira instância, o empresário recorreu ao tribunal. A relatora do processo, desembargadora federal Luciane Amaral Corrêa Münch, manteve a sentença. Segundo ela, a condição de empresário não afasta, por si só, o direito à isenção do IPI, mas apenas em situações em que a empresa sob responsabilidade do autor tenha como objeto social a comercialização de veículos.

“Considerando que o autor é sócio-administrador da empresa VIP Comércio de Veículos, cujo objeto social é a comercialização de veículos, não tem direito à isenção do IPI”, concluiu. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Clique aqui para ler a íntegra da decisão.
 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!