Propaganda antecipada

Lula, Fernando Haddad e Ratinho são multados pelo TRE-SP

Autor

27 de junho de 2012, 16h44

Por entender que houve propaganda eleitoral antecipada, ainda que de forma velada, durante apresentação no programa do Ratinho, a juiza auxiliar da propaganda eleitoral Carla Themis Lagrotta Germano multou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT), a emissora SBT e o apresentador Ratinho. Cada um dos condenados foi multado em R$ 5 mil. O processo que originou a multa foi movido pelo PSDB e o PPS. As informações são do portal Terra.

De acordo com a juíza, há espaço legal para que os candidatos sejam entrevistados, "entretanto, em que pese assegurado o direito à entrevista, ele não pode estar eivado de abuso de poder".

"Há clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o ‘novo’ na política, e naquele em que a população irá votar, porque quer mudança", disse a juíza em sua sentença. Segundo ela, há "ausência de equilíbrio entre os pré-candidatos" na entrevista do Ratinho e SBT, além da "aberta campanha" feita pelo ex-presidente Lula.

A equipe do petista Fernando Haddad disse que irá recorrer da decisão. A assessoria do ex-presidente Lula afirmou que ele não pretende se manifestar sobre o assunto no momento, e irá estudar qual atitude tomar. A assessoria do SBT afirmou que não irá se pronunciar sobre o assunto. Já os representantes de Ratinho disseram que ele não vai comentar o ocorrido até que os advogados recebam a intimação oficial. Mas afirmaram que Ratinho recebeu a notícia de maneira tranquila e está disposto a pagar a multa sem problemas.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!