Sucesso na sabatina

Senado aprova nomeação de dois ministros para o TST

Autor

26 de junho de 2012, 22h23

O Plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira (25/6), a indicação dos desembargadores Hugo Carlos Scheuermann, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), e Alexandre de Souza Agra Belmonte, do TRT da 1ª Região (RJ) para os cargos de ministros do Tribunal Superior do Trabalho. Ambos aguardam nomeação pela presidente Dilma Rousseff.

Scheuermann ocupará cadeira deixada pela ministra Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, também oriunda da 4ª Região, que tomou posse no Supremo Tribunal Federal, em dezembro. Já Belmonte assumirá vaga aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Milton de Moura França.

Perfil dos ministros
Natural de Três Passos (RS), Scheuermann ingressou no TRT da 4ª Região em 1983, como servidor. Em 1989, após aprovação em concurso público, tomou posse como juiz do Trabalho substituto, no mesmo Regional. Foi promovido a juiz titular em 1991 e atuou como convocado no Tribunal entre 1999 e 2002. Em janeiro de 2003, promovido pelo critério de merecimento, tomou posse como desembargador do TRT-4. Integra a 4ª Turma Julgadora, a 2ª Seção de Dissídios Individuais e a Comissão de Informática. Entre novembro e dezembro de 2011, atuou como convocado no TST.

Alexandre de Souza Agra Belmonte é professor de mestrado da Universidade Presidente Antônio Carlos e autor de diversos livros e artigos jurídicos. Doutor em Justiça e Sociedade, e mestre em Direito das Relações Sociais, nasceu no Rio de Janeiro em 1959. Graduado como bacharel em Direito pela Universidade Gama Filho, atuou como advogado cível e trabalhista de 1981 a 1993, quando passou no concurso para juiz do Trabalho. Em 2004, assumiu como desembargador do TRT 1ª Região. Com informações das Assessorias de Imprensa do TRT-4 e do TST. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!