Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Manual qualitativo

Guias ajudam a escolher advogados e escritórios

Por 

Empresas e pessoas físicas que pretendem contratar escritórios de advocacia passaram a contar com uma nova ferramenta: o Guia da Advocacia Especializada. Em duas edições, uma voltada a empresas e outra a sindicatos e pessoas físicas, o material se propõe ser uma ferramenta que elenque qualidades para a escolha dos melhores advogados de acordo com seu campo de atuação. 

Levando em conta os principais critérios que um cliente utiliza na hora de optar pela contratação de uma banca de advogados, como reputação, alta expertise, posição geográfica, força da marca jurídica, tangibilidade intelectual e organização dos processos, por exemplo, o manual foi feito pelos consultores Rodrigo Bertozzi e Lara Selem, da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, que atuam com gestão legal.

Lara Selem explica que o principal objetivo do guia é fornecer indicadores objetivos para auxiliar na contratação de especialistas de boa reputação na advocacia empresarial. “O guia é segmentado não só por atuação do Direito, mas por tipos de negócios do cliente. Temos, por exemplo, especialistas em petróleo, em empresas de varejo etc.” De acordo com a autora, essa é a principal característica facilitadora do manual.

Outro aspecto do material é o potencial de alcance que possui, já que, segundo os autores, é comum avaliações dessa natureza serem reproduzidas pelos clientes em sua rede de conhecimentos. Lara lembra que o material não é puramente publicitário. “Temos matérias jornalísticas, ou seja, não são apenas propagandas ou material institucional. São apresentados casos práticos de atuação no mercado.”

Guia Advocacia Pessoa Física e Sindical [Divulgação]

Já o guia para pessoas físicas e sindicatos terá seleção de bancas com informações relevantes para saber quais profissionais contratar em determinados casos. 

O lançamento de ambas as edições está previsto para o próximo mês de agosto, mas os organizadores ainda não definiram data e local. 

Os escritórios que aderirem ao guia terão à disposição um portal que servirá como pesquisa também aos advogados.

Serviço
Lançamento: agosto de 2012
Tiragem: 20.000 exemplares do Guia da Advocacia Empresarial e 20.000 exemplares da Advocacia Pessoa Física e Sindical
Mais informações: pelo telefone 0800-648 4678 ou pelo site www.guiadaadvocacia.com.br.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 25 de junho de 2012, 15h38

Comentários de leitores

4 comentários

Captação

Izabelle Matias Duarte (Advogado Autônomo - Consumidor)

Isso não é uma forma disfarçada de captação? O que a OAB diz a respeito?

Seleção Criteriosa

André Machado Coelho (Advogado Sócio de Escritório - Empresarial)

Obviamente que para se fazer um guia destes é necessário um estudo para levantamento dos dados. Qual seria o critério? O mesmo de publicações comuns, onde se paga pelo espaço? Mérito jurídico? Conhecimento? Influência? Creio que todos os colegas sabem a resposta. Num país onde se admite que Ministros, Desembargadores e Procuradores se tornem advogados (ou emprestem seu nome)é cada dia mais complicado acreditar na imparcialidade do julgamento. O Guia é só mais uma forma de firmar os que já estão em evidência, criando a falsa ideia de competência.

Quem serão os 'top models'

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Adivinhem quem fará parte dessa seleta coletânea da plêiade jurídica. Eu arrisco. Serão duas categorias; a dos que poderão pagar caro para constar no tal 'manual guines da advocacia' e daqueles que desde sempre detiveram o monopólio dos grandes clientes, ou porque são donos das maiores bancas do país, ou porque fizeram curso dentro dos escalões do governo e sabem demais (não direito,mas onde e com quem buscar as soluções para os seus clientes).

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 03/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.