Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Faca na caveira

Ricardo Sayeg lança pré-campanha oficialmente

Por 

 O advogado Leandro Pinto, que se candidatou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo nas duas últimas eleições, apareceu com força no lançamento da pré-candidatura de Ricardo Sayeg à presidência da OAB-SP. O advogado, que já havia declarado apoio a Sayeg desde o começo da corrida eleitoral, dividiu o palco com seu candidato em discurso enérgico na noite desta quarta-feira (20/6), ao falar para centenas de advogados — na portaria, foram contados 350, enquanto a organização contabilizou cerca de mil.

Apesar de estar no grupo político desde seu começo, Leandro Pinto ainda não tinha aparecido no cenário. No lançamento da pré-campanha, foi o único a pegar o microfone duas vezes. Ao exaltar a função corporativa da OAB, colocou que advogados, “ao contrário de juízes, promotores e delegados”, não têm salário e dependem direta e unicamente do próprio trabalho. Aproveitou, ainda, para atacar o atual presidente licenciado da OAB, Luiz Fávio Borges D'Urso, ao dizer que “a OAB não pode se firmar com interesses políticos, pequenos e pessoais de seu presidente”. 

A figura de D'Urso apareceu também no discurso de Raimundo Hermes Barbosa, que participou de outras eleições como candidato e, dessa vez, figura como presidente da Caixa de Assistência ao Advogados de São Paulo (Caasp) na chapa de Sayeg. “Não aceitamos que a Ordem seja vinculada ao PTB. Ela é uma entidade suprapartidária e assim deve permanecer”, alfineou Hermes, fazendo referência ao partido pelo qual D'Urso concorre à Prefeitura de São Paulo.

Além da provocação, Hermes convocou outros advogados que têm nomes fortes no cenário eleitoral a se unirem à chapa: Rui Celso Reali Fragoso, que, ao concorrer a presidente nas últimas eleições angariou 31,6% dos votos, e o ex-presidente da OAB-SP Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. “Mariz, anda logo! Rui, semana que vem tem que declarar esse apoio”, chamou ele, teatralmente, do palco.

Hermes fez questão de citar, em seu discurso, as caravanas de advogados do interior que compareceram ao evento — Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sumaré, Araras, Limeira e São José do Rio Preto.

Sangue nos olhos
Mais uma vez, Sayeg descreveu sua entrada na corrida eleitoral como uma missão colocada por Deus. “É uma coisa que Cristo põe no nosso caminho e nós temos que aceitar ou não. Eu aceitei e agora é faca na caveira e sangue nos olhos”, bradou, arrancando aplausos da plateia.

Em seu discurso, uma mistura entre o slogan da campanha — OAB 100% você — e o histórico discurso de Martin Luther King “I have a dream”. “Eu tenho um sonho de uma OAB 100% digital, eficiente e profissionalizada. Eu tenho um sonho de uma OAB 100% comprometida com a redução da anuidade. Eu tenho um sonho de uma OAB 100% combativa, democrática e transparente”, disse.

A disputa colocada entre OAB e Defensoria Pública transpareceu no discurso de Sayeg, que, após citar dados da ONU que colocam que 20,7% da população brasileira está abaixo da linha da miséria, afirmou que a população só vai se sentir segura e protegida se souber que os advogados estão ao seu lado e que cabe à OAB zelar pela defesa da advocacia e do povo brasileiro. “O sentimento é de vitória”, disse o pré candidato, secando o suor da testa ao descer do palco, que dividiu com cerca de 25 pessoas, entre apoiadores e familiares. 

O vice-presidente na chapa, Eduardo Arruda Alvim, falou rapidamente e elogiou a trajetória de Sayeg, que, posteriormente, foi descrita em um vídeo, que resumiu a vida do pré-candidato. Entre uma fala e outra, o jingle da pré-campanha, que repete o refrão “Sayeg 100% você”.

Clique aqui para baixar o jingle.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 21 de junho de 2012, 9h46

Comentários de leitores

8 comentários

Grande noite !!!!!!!!

Marcilia (Advogado Sócio de Escritório - Criminal)

Dr. Sayeg, prestígio e carisma ficaram evidentes na noite fria de SP, mas quente na Casa de POrtugal, mil pessoas aplaudindo suas brilhantes propostas, sua garra e excelentes propostas apresentadas, PARABÉNS !!!! Felicidades e SUCESSO !!!!!!!!!!!!

OAB 100% você

Rafael Olimpio (Advogado Sócio de Escritório)

Parabéns Sayeg!!! A lotada Casa de Portugal ficou empolgada com seu discurso, que reafirmou a necessidade de mudança!!! Rumo a vitória!!!

Espantado com o "diz que me diz...."

Venturole (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

É de se estranhar a informação dada por Brecailo (Advogado Autônomo - Consumidor), que a casa de Portugal possua cerca de quinhentos lugares, se no próprio site (http://www.casadeportugalsp.com.br/acasa.htm) é divulgada a capacidade para 1000 pessoas.
Estive presente na cerimonia e pude constatar que certamente haviam os cerca de mil presentes divulgados pela organização.
Na portaria havia atendentes disponibilizando o livro de visitas para que o presente, se assim quisesse, assinasse seu comparecimento.
Inúmeros foram os convidados que não assinaram o livro, já que formou-se uma fila gigantesca no hall de entrada. Pessoas que me acompanharam, por exemplo, deixaram de assinar o livro.
Para que não haja dúvidas, recomendo uma visita ao site do pré-candidato (www.ricardosayeg.com.br) para comprovar o comparecimento em massa de advogados, o que demonstra o inconformismo com a situação atual da OAB/SP.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 29/06/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.