Viagens e despesas

Presidente do Supremo espanhol renuncia

Autor

21 de junho de 2012, 18h19

Carlos Dívar, presidente do Conselho Geral do Poder Judiciário e do Tribunal Supremo espanhol, não atua mais nos dois órgãos. A renúncia foi comunicada, nesta quinta-feira (21/6), durante um sessão plenária extraordinária. Ele é a quarta autoridade da Espanha em ordem de importância. As informações são do portal Terra.

No sábado (16/6), o presidente de Judiciário espanhol disse que adotaria uma decisão "precisa e contundente" sobre seu futuro, após a polêmica por suas diversas viagens de fim de semana contabilizadas como despesas oficiais. Diante disso, o presidente do CGPJ admitiu que a situação no órgão estava "insustentável". As viagens de Dívar foram objeto de denúncia do membro do CGPJ, José Manuel Gómez Benítez, que a apresentou perante a Procuradoria Geral do Estado.

A renúncia será feita oficialmente pelo vice-presidente do Conselho, Fernando de Rosa. Pelo regimento, ele assume a Presidência do Conselho de forma interina até a nomeação de um novo candidato.

Juízes e advogados eleitos pelo Parlamento e nomeados pelo rei da Espanha esperam que o CGPJ recupere a credibilidade e confiança dos cidadãos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!