Coleção de artigos

Editora lança livro em homenagem a Michel Temer

Autor

21 de junho de 2012, 15h40

A editora Quartier Latin lançará, na próxima quinta-feira (28/6), na sede da Fiesp, o livro “Direito Constitucional Contemporâneo – Homenagem ao professor Michel Temer”. Organizada pelos professores Mariana Barboza Baeta Neves, Samantha Meyer-Pflug e Newton de Lucca (livre-docente pela USP), a obra é composta de artigos de juristas nacionais e internacionais.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e professor, Newton De Lucca, explica que a ideia original foi concebida pelas professoras Samantha Meyer-Plug e Mariana Baeta Neves. “Elas me procuraram, sabedoras da minha amizade com o vice-presidente da República, e me perguntaram se eu estava disposto a colaborar na coordenação de tal obra. Eu, evidentemente, respondi que sim. Era um convite irrecusável, tendo em conta a amizade de cerca de quarenta anos que eu tenho com o professor Michel Temer. Então, fizemos um trabalho considerável, um esforço muito grande, porque foram cerca de noventa pessoas convidadas para escrever a obra que ficou com cerca de 960 páginas”, afirmou.

O desembargador federal ressalta que fica feliz em homenagear as pessoas ainda em vida. “Não adianta se prestar homenagem depois que as pessoas morrem. Quem faz um trabalho, merece ter a alegria de ser reconhecido em vida. Eu aderi a essa homenagem e estou muito contente de poder dar essa alegria para o meu amigo Michel Temer”, ressaltou.

Sobre a principal contribuição do livro, o desembargador federal Newton De Lucca garante: “Há muitas contribuições dos maiores constitucionalistas do mundo —eu posso dizer pelo menos três, que é o professor Canotilho, de Portugal; professor Jorge Miranda, também de Portugal; e o professor Friederich Müller, da Alemanha—, além dos maiores constitucionalistas brasileiros que escreveram artigos preciosos. A contribuição para a doutrina constitucionalista é muito grande”.

Quanto ao seu trabalho no livro, ele conta: “O meu artigo não é de doutrina, porque eu não sou constitucionalista. Achei que ficava mais próprio eu escrever um artigo sobre o sentimento que efetivamente me une ao vice-presidente da República, que é o sentimento da amizade. O meu artigo é sobre a amizade”.

O evento de lançamento será na quinta-feira, dia 28 de junho, às 19h30, na sede da Fiesp, na Avenida Paulista, 1.313, 16º andar, em São Paulo. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!