Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Consciência ambiental

Presidente do STF e do CNJ fala na Rio +20

"A Justiça pode ter um papel mais proeminente nas questões ambientais", disse o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Carlos Ayres Britto, em sua participação na conferência Rio+20. Ele visitou, nesta quarta-feira (20/6), o estande do CNJ no evento e falou sobre o papel do Judiciário na questão ambiental. “O meio ambiente se tornou um tema planetário, ao lado da ética e da democracia”, disse. “Mas é também uma categoria jurídica, e o CNJ está aqui para manifestar seu compromisso com o artigo 225 da Constituição Federal, que fala do meio ambiente como bem de uso comum do povo, direito de todos e dever do Estado e da sociedade.” 

Depois da visita, o presidente participou, como membro da comitiva oficial brasileira, da abertura do Segmento de Alto Nível da Rio + 20, a reunião de cúpula, no Riocentro, com chefes de governo e de Estado de diversos países. A cúpula foi aberta pela presidenta Dilma Rousseff.

O ministro afirmou que conferências como essa têm como principal mérito o processo de conscientização coletiva, inclusive no Judiciário. “Queremos mudar o imaginário coletivo para que todos, inclusive juízes, se conscientizem do fato de que indivíduos, sociedade e meio ambiente são interdependentes”, disse. “Internalizar essa ideia demanda tempo, estudos, debates de ideias.” Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Revista Consultor Jurídico, 20 de junho de 2012, 19h45

Comentários de leitores

2 comentários

O STF tem que se preocupar e com o Judiciario

Thiago Amorim (Advogado Autônomo)

E impressionante como acontece a inversao de valores, excias. STF e para julgar e decidir sobre atos constitucionais, nao e para fazer audiencias publicas, nao e para legislar e nem para ser pautado pela opiniao publica, se fizer o seu trabalho direito ja ta de bom tamanho.

Ministros super-star....

Leitor1 (Outros)

Fico imaginando o juiz Moreira Alves dando entrevista o tempo todo, manifestando-se sobre temas da vida política da nação... Os tempos são outros realmente...

Comentários encerrados em 28/06/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.