Consultor Jurídico

Entrevistas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Notas Curtas

Kansas proíbe decisões baseadas em leis estrangeiras

Por 

O estado do Kansas, nos Estados Unidos, sancionou lei que proíbe seus tribunais de basearem decisões em legislação estrangeira ou em preceitos religiosos. A mesma lei proíbe contratos baseados nos mesmos fundamentos. Para críticos, a lei é “discriminação inconstitucional”. Para defensores, é proteção aos cidadão “reféns de leis estrangeiras”.

Estágios de Luanda
Tomou posse esta semana o novo presidente da Ordem dos Advogados de Angola (OAA). Em discurso na capital Luanda, Hermenegildo Cachimbombo. Sua promessa foi aperfeiçoar o sistema de estágio para melhorar a preparação dos futuros advogados.

Idade de Cristo
O ministro Carlos Alberto Reis de Paula, do Tribunal Superior do Trabalho, completou recentemente 33 anos de magistratura. Na última quinta-feira (14/6), foi homenageado pelo ministro Emmanoel Pereira, também do TST. "Nem todos os magistrados têm a alegria, eu diria até a glória, de pontificar tanto tempo na magistratura como o ministro Carlos Alberto", disse.

Prestígio internacional
Representantes das supremas cortes da Coreia do Sul, do Paquistão e da Argentina confirmaram presença em debate sobre Justiça e Direito para sustentabilidade ambiental. A discussão é parte do Rio+20, que discute problemas e soluções para o meio ambiente.

Obra debutante
Sai no dia 20 de junho o primeiro livro coordenado pelo Centro de Estudos de Direito Econômico e Social (Cedes), do professor João Grandino Rodas. Direito Econômico e Social — atualidades e reflexões sobre Direito Concorrencial, do Consumidor, do Trabalho e Tributário reúne artigos de especialistas nos temas para discutir as principais questões polêmicas dos assuntos.

Promoção de debates
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, na madrugada da última quinta-feira (14/6), a lei que cria a Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas no estado. Será um evento, na terceira semana de julho, para promover o debate sobre a questão. O evento já foi apelidado de "Semana do Precatorista".

Direito do Seguro
Aconteceu na última sexta-feira (15/6) o Seminário sobre segura e prescrição do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Palestraram os especialistas Ernesto Tzirulnik, Humberto Theodoro Júnior e Paulo Luiz de Toledo Piza.

*Texto alterado às 17h25 do sábado (16/6) para correção de informações. Como alertou o comentarista Daniel André Kohler Berthold, a primeira nota falava no estado americano do Kansas, mas o título, do Alabama. O correto é Kansas.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 16 de junho de 2012, 6h35

Comentários de leitores

2 comentários

Acerto

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Grato pela correção!
Para quem não leu a notícia lá no sábado, ela tinha "Alabama" na manchete.
Com a correção, sugiro a exclusão do meu comentário anterior, que, para quem ler só agora a notícia, parecerá demonstrar analfabetismo meu. E, na hipótese de exclusão do comentário anterior, sugiro que não se publique (ou se exclua) o presente.

Onde?

Daniel André Köhler Berthold (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

A manchete diz que decisões com base em leis estrangeiras foram proibidas no Estado do Alabama, e a notícia, que isso se deu no Estado do Kansas.
Afinal, foi em qual? Ou foi nos dois?

Comentários encerrados em 24/06/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.