Exportação de experiências

STJ ajudará Cuba a modernizar seus tribunais

Autor

14 de junho de 2012, 5h39

O Superior Tribunal de Justiça firmou nesta terça-feira (13/6) acordo de cooperação técnica com a República de Cuba, que prevê a implantação de projeto para a modernização tecnológica dos tribunais do país.

É a primeira vez que o STJ executa um projeto desta natureza, fato que foi destacado por seu presidente, ministro Ari Pargendler, responsável pela assinatura do acordo. “Estamos coroando um processo que começou há alguns meses. O STJ se sente muito honrado pela confiança depositada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC).”

Pargendler lembrou o esforço conjunto do corpo técnico da Secretaria de Tecnologia, da Assessoria de Relações Internacionais e do diretor-geral do STJ, Sílvio Ferreira, para a concretização do intercâmbio de experiências com o Tribunal Supremo Popular de Cuba. “Este acordo é emblemático porque visa aprimorar o sistema judicial cubano. Espero que a cooperação resulte em um grande sucesso para todos.”

A cerimônia de assinatura, que também ratificou um ajuste complementar do acordo de cooperação científica, técnica e tecnológica, firmado em 1987 pelos governos dos dois países, contou com a presença dos ministros Laurita Vaz, Massami Uyeda e Castro Meira, todos do STJ, e também do diretor da ABC, Marco Farani.

“Cuba é um parceiro importante na cooperação técnica”, declarou Farani. “Já são 18 acordos. O Brasil quer compartilhar suas boas práticas para construir um mundo mais justo para todos. Vamos aprender ao ensinar e trazer de volta outros conhecimentos”, acrescentou.”

O embaixador de Cuba, por sua vez, disse que o povo de seu país precisa de agilidade, eficiência e transparência no sistema judicial, e que o STJ vai auxiliá-lo a vivenciar as experiências que já estão dando certo no Brasil. “A integração entre os dois poderes judiciais é de suma importância, pois aprofunda os vínculos, que agora são claramente mais do que afetivos”, concluiu. Com informações da Assessoria de Comunicação do STJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!