Papel de defesa

OEA defende atuação de Defensoria Pública

Autor

14 de junho de 2012, 14h04

Os representantes dos 35 países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) reconheceram, durante reunião ordinária da entidade, no início de junho na Bolívia, a importância do trabalho dos defensores públicos. Com esse posicionamento, a OEA rechaça a delegação do serviço de assistência jurídica gratuita à iniciativa privada. No Brasil, o próprio Supremo Tribunal Federal, em decisão recente (março de 2012), declarou inconstitucional convênios celebrados com a OAB de alguns estados, que pagavam advogados para defender cidadãos carentes.

Nesta última reunião, a OEA editou a Resolução 2.714, de 2012, na qual reafirma a necessidade de que todos os estados membros assegurem o livre e pleno acesso à Justiça. Também destacou a importância da implementação de iniciativas para garantir a independência e autonomia funcional da Defensoria Pública. A OEA cobrará, a partir de agora, mais empenho dos países membros no cumprimento, inclusive, da resolução anterior (2.656/11) que também abordava a questão da independência e autonomia da Defensoria Pública: sem independência e autonomia os interesses e direitos das pessoas em condição de vulnerabilidade não podem ser eficazmente enfrentados, entende a entidade.

Entre os compromissos assumidos pela Organização também está o de acompanhar de perto a adoção das determinações da resolução pelos países do continente americano e a elaboração de uma compilação de boas práticas sobre o acesso à Justiça e à Defensoria Pública. No Brasil, a Defensoria Pública existe há 21 anos. Para o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e também presidente da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), André Castro, o documento reconhece o trabalho desenvolvido pelos defensores púbicos e reforça a importância de se fortalecer ainda mais a Defensoria Pública no País.

“Essa exigência da OEA tem um peso enorme, porque lança um olhar internacional para quem de fato está assegurando os direitos humanos e oferecendo de forma assertiva o acesso à justiça. O Brasil ainda tem um longo caminho pela frente, para garantir a implementação da Defensoria Pública em todas as cidades, com estrutura adequada, autonomia e independência”, pontuou André Castro.

O maior desafio brasileiro diz respeito à interiorização dos serviços das Defensorias. Atualmente, a instituição está presente em apenas 42% das comarcas. Já estados como Rio de Janeiro, Tocantins, Roraima, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal possuem defensores públicos em 100% das comarcas.

Os estados de Goiás, Santa Catarina e Paraná são os únicos que ainda não contam com os serviços da Defensoria Pública brasileira. No Paraná, a instituição foi criada no ano passado e, no último mês de maio, foi lançado o edital para concurso. Em Goiás, a Defensoria Pública foi criada em 2005, mas ainda não foi feito o primeiro concurso público. Já em Santa Catarina, o governo recentemente enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a criação da Defensoria com apenas 60 cargos e provimento imediato de 20 vagas, quando o Estado necessitaria de no mínimo 280 defensores para atender com dignidade a população carente. A expectativa é a de que avanços aconteçam com a aplicação da resolução da OEA. Com informações da Assessoria de Imprensa da Andep.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!