Gestão e modernidade

Corregedor da Justiça Federal inicia inspeção no TRF-5

Autor

12 de junho de 2012, 16h07

O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha, abriu na última segunda-feira (11/6), no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, os trabalhos de inspeção ordinária.

"O nosso objetivo é colhermos dados para aperfeiçoarmos a gestão na Justiça Federal", afirmou o ministro, que preferiu referir-se à inspeção como uma consultoria. "Sei que o fluxo de processos aqui no TRF-5 funciona muito bem. E é muito bom a gente chegar num tribunal já com essa informação."

Noronha enfatizou o papel do juiz na atualidade e a importância do magistrado ser um gestor, e não apenas um julgador. "Nós precisamos entender que, ao lado do conhecimento jurídico, o juiz tem que trabalhar seu lado administrador. Ele tem que se atualizar. E esse é o grande papel das escolas da magistratura."

Para o corregedor-geral, somente a atualização dos juízes não é o bastante. Os tribunais também precisam se modernizar. "O que nós queremos hoje é trabalhar num tribunal que tenha o viés da modernidade. Que seja devidamente informatizado", destacou, citando como exemplo a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O presidente do TRF-5, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, saudou o ministro e sua equipe. "Nós gostamos de ser alvo de correições, pois são oportunidades de nos exibirmos. Quanto mais a Corregedoria pesquisar o nosso tribunal, melhor", disse em tom confiante.

A inspeção se estenderá até o dia 20 de junho, abrangendo secretarias, gabinetes dos desembargadores, seções e setores da Corte. No período, as atividades jurisdicionais e administrativas não sofrerão alterações. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!