Relações com Cachoeira

Relator de CPI pede processo contra Protógenes

Autor

7 de junho de 2012, 7h06

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou, na última quarta-feira (6/6), parecer pela a abertura de processo no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP). Ele é acusado de quebra de decoro, pois, em interceptações telefônicas da Polícia Federal, foi flagrado em diálogos com Idalberto Matias de Araújo, conhecido como Dadá, suspeito de ser um dos principais colaboradores no esquema de Carlinhos Cachoeira.

“Encaminhamos nosso parecer pela admissibilidade. Não quer dizer que estamos concluindo pela quebra de decoro ou não. Apenas aceitamos que a representação obedece aos pressupostos normais, está de acordo com o Regimento Interno da Câmara e do Conselho de Ética”, afirmou Teixeira, relator do pedido de investigação contra o deputado.

Protógenes é membro titular da CPMI do Cachoeira e, também por isso, os diálogos motivam preocupação. “Um parlamentar não pode agir como, ao que tudo indica, tem agido o deputado Protógenes Queiroz, mantendo relacionamento próximo com um notório contraventor e, pior, o auxiliando diante das investigações levadas a cabo pela Polícia Federal”, disse Teixeira no parecer.

A representação contra Protógenes foi elaborada pelo PSDB. Em reunião, marcada para a próxima terça-feira (12/6), o Conselho de Ética decidirá se aprova ou não a abertura de processo. Em caso afirmativo, o relator terá 90 dias para aprofundar as investigações e apresentar seu veredicto.

De acordo com Teixeira, mesmo com a abertura do processo, Protógenes não será obrigado a deixar a CPMI do Cachoeira. O Regimento da Câmara, explica, prevê o afastamento do parlamentar apenas das atividades do Conselho de Ética enquanto perdurarem as investigações. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!