& CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

TSE entende que Collor ndo se beneficiou com pesquisa inflada por
jornal

O jornal Gazeta de Alagoas conseguiu anular multa de R$ 53 mil que recebeu por divulgacéo de
pesquisa eleitoral nas elei¢des de 2010, considerairregular pelo Tribunal Regional Eleitoraldaquele
estado. Além da deciséo favoravel ao jornal, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral negaram, nesta
quinta-feira (31/5), recurso gjuizado pelo Ministério Publico Eleitoral que pedia que fosse declarada a
inelegibilidade do atual senador Fernando Collor e de Galba Novais, candidatos derrotados a governador
e vice-governador de Alagoas em 2010, por terem supostamente sido beneficiados pela pesquisa.

Por unanimidade, os ministros afirmaram que o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas n&o poderiater
multado o jornal, de propriedade da familia de Collor, ja que a empresa néo foi parte no processo. A
empresa ndo pdde, sequer, apresentar defesa ou contestar as alegacdes do Ministério Publico.

O MP acusou Collor de Mello e Galba Novais de abuso de poder econdmico e uso indevido de meio de
comunicacao por fraude em pesquisa eleitoral. Segundo o 6rgédo, os candidatos se beneficiaram de
pesquisa eleitoral realizada e manipulada pelo Instituto Gape — Gazeta Pesguisa e divulgada pelo jornal
no dia 24 de agosto de 2010.

A acusacao sustentou que o levantamento do Gape inflou o resultado da pesquisa ao utilizar dados do
censo do IBGE de 2000 e aumentar a representacao da parcela da populacdo com renda até um salério-
minimo, que seriamais favoravel a candidatura de Collor ao governo.

Em sua defesa, Collor e Novais afirmaram que ndo foram os autores nem beneficiérios da pesquisa. Jaa
Gazeta de Alagoas destacou que a pesquisa apenas divergiu da metodologia usada por outros institutos e
gue divulgou, no dia seguinte ao levantamento do Gape, com 0 mesmo destague, pesquisa do Ibope ao
governo do Estado, para mostrar que n&o houve qualquer tentativa de influenciar o eleitor.

Relator dos dois recursos, 0 ministro Arnaldo Versiani afirmou que o TRE de Alagoas verificou indicios
de irregularidades na pesquisa do Gape. No entanto, 0 ministro ndo constatou abuso de poder econémico
nem uso indevido de meio de comunicacéo pel os candidatos ao governo alagoano.

“Desse modo, para que fique configurada a prética de abuso de poder econémico, na espécie, faz-se
necessario perquirir a gravidade da conduta. Analisando, no entanto, as circunstancias em que ocorreram
os fatos, bem como suas conseqiiéncias, entendo ndo estarem presentes el ementos suficientes que
demonstrem a sua gravidade”, disse 0 ministro.

Segundo o ministro Versiani, o Ministério Publico questiona uma Unica pesquisa eleitoral, divulgada
bem antes do primeiro turno das elei¢des de 2010, cujos resultados foram diferentes de outras pesquisas
feitas por outros institutos, “néo sendo por si sO apta a confundir o eleitorado”. O relator lembrou ainda
gue os candidatos ndo conseguiram se eleger, 0 que mostra que a pesquisa ndo influenciou os eleitores
alagoanos.

Quanto a multa ao jornal, o ministro informou que o TRE-AL condenou a Gazeta de Alagoas por

Page 1
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 01/06/2012



@ CONSULTOR JURIDICO
WwWw.conjur.com.br

divulgar a pesquisa sem o registro prévio na Justica Eleitoral. Ele resolveu afastar a puni¢éo ao jornal,
porque constatou que a agdo de investigacdo apresentada pelo Ministério Publico foi apenas contra
Collor de Mello e Galba Novais, sem incluir o jornal.

“Desse modo, é certo que ela[a Gazeta de Alagoas] ndo integrou arelacéo processual. N&o tendo sido,
por isso mesmo, citada para apresentacdo de defesa e demais atos do processo. Assim, 0 TRE néo
poderia condenar ao pagamento de multa parte estranha ao processo, tendo, portanto, violado os
principios do contraditorio, do devido processo legal e daampladefesa’, afirmou o ministro.

Com informagdes da Assessoria de Imprensa do TSE.

Date Created
01/06/2012

Page 2
2023 - www.conjur.com.br - Todos os direitos reservados. 01/06/2012



