Medida sustentável

Atualização do software impede empréstimos de urnas

Autor

28 de julho de 2012, 15h54

O Tribunal Superior Eleitoral está atualizando as urnas eletrônicas para o seu pleno aproveitamento em todas as eleições. Ao invés de adquirir grande número de novos equipamentos necessários nos pleitos oficiais, deixando sem uso parte daqueles inadaptados aos novos sistemas, o TSE decidiu atualizá-los, preparando todas as máquinas para o seu permanente uso.

Tal providência possibilita a economia e adoção de providências adequadas à sustentabilidade, deixando de se produzir lixo tecnológico com subutilização dos equipamentos.

A consequência é a impossibilidade de, no período, ceder as urnas eletrônicas para usos estranhos às eleições oficiais. Os procedimentos adotados pelo setor de tecnologia, destinados à atualização dos softwares, tornam os equipamentos incompatíveis com o programa de eleições parametrizadas. Daí a inviabilidade da cessão ou empréstimo das para a promoçao de outros pleitos.

A Justiça Eleitoral cede, costumeiramente, com base em protocolos de cooperação técnica, os equipamentos para uso de entidades de classe e mesmo de governos estrangeiros, sendo, às vezes, também emprestadas para treinamento de eleitores. Até se completar a atualização, no entanto, os protocolos serão aplicados somente quando não houver comprometimento da garantia eleitoral dos cidadãos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!