Mercado Jurídico

Diretores jurídicos têm duas vezes mais MBA que equipe

Autor

24 de julho de 2012, 8h00

Spacca
Diretores jurídicos das 1,5 mil maiores empresas brasileiras têm praticamente a mesma idade de suas equipes (43 e 41 anos, respectivamente), mas a dedicação aos estudos parece mesmo fazer a diferença. Enquanto 29% dos chefes têm MBA, apenas 13% dos subalternos já fizeram o curso. A diferença é ainda maior quando o quesito de comparação é o mestrado: 17% dos diretores têm mestrado, enquanto 6% das equipes o têm. O doutorado ainda está distante de ambos: foi cursado por apenas 2% dos diretores e não foi encontrado entre os membros das equipes. O índice de diretores e membros da equipe que possuem pós-graduação, porém, é praticamente idêntico: 63% e 66%, respectivamente. A pesquisa foi feita com 2.660 executivos jurídicos e financeiros pela editora Análise Editorial, para a publicação do “Executivos Jurídicos e Financeiros das maiores empresas do Brasil 2012”.


Por antiguidade
Ao completar 47 anos do registro de seu escritório na Ordem dos Advogados do Brasil, os sócios do Demarest e Almeida tiveram a grata surpresa de descobrir que são a banca mais antiga registrada na OAB. O registro é o número 9 do livro 1 de 12 de julho 1965. As sociedades registradas de 1 a 8 não existem mais. A obrigatoriedade de registro na OAB somente ocorreu com o advento do Estatuto da Advocacia, de 1963. Antes disso, as sociedades registravam-se nos Cartórios de Títulos e Documentos.


Tecnobusiness
Depois de dez anos atuando como executivo jurídico em empresas de tecnologia, Márcio Cots inaugura o escritório Cots Advogados. A banca vai atuar em Direito Digital, com foco em casos que envolvam tecnologia e e-business. A intenção é trabalhar no consultivo, para levantamento e prevenção de riscos, no contencioso, para responder a incidentes, e na capacitação de equipes.


Carta branca
O cargo de coordenador acadêmico do MBA em Gestão Tributária da Faculdade Trevisan, no Rio de Janeiro, passou para as mãos do advogado Fábio Nogueira, sócio do escritório Nogueira, Simão & Bragança. Ele é especialista em Direito Tributário e assume o posto com carta branca para promover mudanças no programa e no corpo docente do curso.


Operações bilionárias
Ranking divulgado pela MergerMarket apontou o Machado, Meyer, Sendacz, Opice Advogados como escritório que mais assessorou operações de fusões e aquisições no primeiro semestre de 2012, na América Latina. Segundo o levantamento, o escritório participou de 27 operações no período, que somaram US$ 5,3 bilhões. Dentre os negócios assessorados de janeiro a junho deste ano, o escritório destaca a compra da Ypióca, empresa brasileira da indústria de bebidas, pelo grupo britânico Diageo, a venda de ativos e reestruturação societária do HSBC na América Latina e na Ásia e a compra dos ativos da eólica BVP pela CPFL Energias Renováveis.


Raiz na terra
O escritório Simões Caseiro Advogados recebeu o selo Carbon Free, destinado a empresas com preocupação ambiental. Há três anos, o escritório aderiu ao programa Carbon Free, da Iniciativa Verde. O escritório passou a se utilizar de papel reciclável e a promover a compensação do CO2. No selo, cuja validade se dá até junho de 2013, o escritório foi homenageado por ter, em 2012, compensado 26,5 toneladas de gases de efeito estufa, com o plantio de 162 árvores nativas da mata atlântica.


Site fácil
Os advogados detêm 36% de todos os domínios de internet registrados por profissionais liberais no Brasil. Os sites terminados em “adv.br” somam 19,5 mil, superando com facilidade os domínios registrados por engenheiros, por exemplo, que ficam em segundo lugar, com 6,6 mil sites registrados. De olho nesse mercado, a agência JN2 criou o site Advocatus, que oferece a criação de sites para profissionais do Direito a partir de R$ 69 por mês e materiais como papel timbrado e cartões de visita. O endereço é www.diteadvocatus.com.br.


Social na rede
O novo endereço eletrônico da banca paulista Cerveira Advogados Associados traz links para as redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn da banca. Em www.cerveiraadvogados.com.br, é possível acompanhar as atualizações do escritório no Twitter e notícias.


Conexão profunda
O Trench, Rossi e Watanabe prestou consultoria à Siemens no Brasil na aquisição da divisão de conectores e medidores da Expro, empresa do Reino Unido especializada no segmento de Petróleo & Gás. A unidade é fornecedora equipamentos complementares à solução da Siemens na área de rede elétrica para uso em águas profundas (até 3 mil metros). A equipe do Trench, Rossi e Watanabe atuou em todas as fases da negociação referentes ao Brasil, incluindo a auditoria e consultoria sobre os aspectos contratuais que envolveram a negociação.


Butique das butiques
Pereira Neto | Macedo Advogados e o França e Nunes Pereira Advogados anunciam a união dos dois escritórios, formando uma banca especializada nas áreas de Direito Societário, Concorrencial e Regulatório. Com a integração, os sócios do França e Nunes Pereira atuarão em conjunto com a equipe do Pereira Neto | Macedo. Para o sócio Caio Pereira Neto, o escritório, com a junção, se torna uma “butique das butiques” de advocacia.


PELAS SOCIEDADES

Para atender à crescente demanda de contencioso na área da Propriedade Intelectual, o escritório Daniel Advogados reforçou sua equipe com a contratação de George Mendonça de Lucena, advogado especializado em Direito Criminal com experiência no ramo de Propriedade Intelectual. Ele atuará com foco na repressão aos crimes contra as marcas, patentes e direitos autorais, além de coordenar medidas de fronteira nos principais portos do país. O escritório contrata também os agentes da Propriedade Intelectual Diogo dos Santos Netto, Cristiane Dias Bonates e Sílvia Boechat.

O responsável pela nova área de agronegócios e biotecnologia da PLKC Advogados é Luiz Gomes Lara, que vem da Monsanto do Brasil. Já os advogados Luiz Gustavo Mesquita de Siqueira (especialista em Direito Societário), Osmar Marsilli Jr. (especialista em Direito Tributário) e Alexandre Carneiro de Albuquerque (especialista em Direito Imobiliário) foram promovidos a sócios da banca, que, atualmente, é composta por 60 advogados.

Theodoro Vicente Agostinho, coordenador do Complexo Educacional Damásio de Jesus, deixou o escritório Raeffray Brugioni Advogados após dois anos como sócio. À banca, se une a advogada Michelle Cristina Benites, especializada em Regime Geral de Previdência e Previdência Complementar.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!