Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Serviço partidário

PSDB pede investigação sobre financiamento de sites

O PSDB entrou, nesta segunda-feira (23/7), com uma representação na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) em que pede investigações sobre o financiamento dos sites Conversa Afiada e Brasilianas.org, respectivamente dos jornalistas Paulo Henrique Amorim e Luis Nassif. Na avaliação dos tucanos, os sites tornaram-se “centrais de coação e difamação das instituições democráticas” e instrumentos ilegais para propaganda eleitoral. Os sites são descritos pelo PSDB como “caracterizados por elogios excessivos ao PT e ao governo federal e por ataques à oposição”.

O documento, produzido pelo departamento jurídico do partido, diz que, entre os patrocinadores dos sites, estão a Caixa Econômica Federal, a Petrobras e o Ministério da Saúde.

“Esses blogs financiados com dinheiro público tornaram-se meras extensões do governo e de suas campanhas”, diz o presidente da legenda, deputado federal Sérgio Guerra. “De certo modo, isso é coerente com o que tem sido feito no Brasil — a mistura entre o estatal e o partidário.”

Segundo a representação, os conteúdos veiculados nos sites contestam a legitimidade do Supremo Tribunal Federal para julgar os acusados no processo que apura a existência do mensalão. O documento diz ainda que houve uma articulação de blogueiros para apoio a candidaturas do PT antes do início do prazo legal para as campanhas eleitorais. “O financiamento público de organizações, blogs e sites cuja especialidade tem se mostrado na coação e difamação de instituições democráticas configura ato de improbidade administrativa contra os princípios da administração pública da honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições”, diz.

Para o secretário-geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), a contestação à ação dos sites e blogs citados na representação não se confunde com um ataque à liberdade de expressão. “Cada um é livre para fazer um blog e expressar suas opiniões. O que não é aceitável é a criação de sites financiados com dinheiro público e direcionados para falar bem ou mal de determinadas pessoas. Não concordamos com verba pública sendo destinada a abastecer instrumentos de política partidária”, disse. Com informações da Assessoria de Imprensa do PSDB.

Clique aqui para ler a representação. 

Revista Consultor Jurídico, 23 de julho de 2012, 22h43

Comentários de leitores

8 comentários

Só no Brasil

Roberto Rodrigues Costa (Servidor)

Ja estudei na Escola da Defensoria e ficava abismado quando ouvia os membros daquela instituição defenderem as ideias neoliberais. É impressionante como nossos colegas do direito continuam no mundo mágico dos códigos e ignoram a dura realidade do povo brasileiro.
Dizer que o governo financia os blogs com a intenção de obter propaganda político partidária é a coisa mais estapafúrdia de que se pode ouvir, principalmente de pessoas que se dizem operadores do direito.
Acordem, caros colegas! Manobra de massa se faz com a TV! Na internet o pobre mal entra em Orkut e Facebook! A mídia radio-televisiva bate 24 horas por dia no Lula, na Dilma, no PT e em qualquer outro que seja contrário ao consenso de Washington. Mesmo assim o grande povão continua dando apoio recorde à presidenta. Querem, agora, dizer que isso é reflexo de dois blogs? Por favor, acordem!

Anúncio da Prefeitura na Rede Globo

Macedo F. (Estudante de Direito - Comercial)

E anúncio da prefeitura na Rede Globo em época de eleição é o quê mesmo????
Santa coisa ridícula imaginar que a capacidade intelectual de milhares de jornalistas podem ser compradas por migalhas?
Quando Reynaldo Azevedo ou Paulo Amorim escrevem alguma coisa, é porque acreditam naquilo que escreveram e não por verba de patrocínio...

Fim da letargia oposicionista?

carlinhos (Defensor Público Estadual)

Será que a oposição, enfim, acordou de sua letargia e tomou conhecimento do óbvio ululante? O governo petista tem, sim, financiado com o dinheiro de nossos impostos todos esses blogs e sites fascistas e muitas coisas Mais com dinheiro público e só agora a oposição acorda? Fala sério! Que diabos de oposição é essa? Reajam, antes que o PT se transforme em partido único, nos moldes de Cuba e façam da coisa pública aquilo que seus partidários sabem fazer muito bem na privada.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 31/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.