Consultor Jurídico

Projeto susta decreto que permite licitações simplificadas da Petrobras

22 de julho de 2012, 15h06

Por Redação ConJur

imprimir

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de decreto legislativo que susta a aplicação do Regulamento de Procedimento Licitatório Simplificado da Petrobrás, usado para tornar as contratações da estatal mais rápidas e menos burocráticas. O autor do projeto, deputado João Caldas (PSDB-AL), justifica que o regime sofre de uma "flagrante inconstitucionalidade" e que o Tribunal de Contas da União já determinou à petroleira que pare de aplicar a modalidade em seus contratos.

Caldas conta que, “a despeito dessa decisão, a Petrobras continua a aplicar o decreto inconstitucional, sob a cândida alegação de que a decisão do TCU não é vinculante e sim, meramente opinativa”. O Regulamento de Procedimento Licitatório Simplificado está descrito no Decreto 2.745/1998.

Antes de ir a Plenário, o projeto deverá ser examinado, inclusive no mérito, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.

Projeto de Decreto Legislativo 606/12