Consultor Jurídico

Presidentes de TJ participam de audiência com Ayres Britto no STF

20 de julho de 2012, 7h00

Por Redação ConJur

imprimir

Os presidentes dos Tribunais de Justiça do país se reuniram nesta quarta-feira (18/7) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, na sede da corte suprema, para tratar de problemas enfrentados pelos tribunais.

O ministro Ayres Britto considerou o encontro produtivo e disse que foi uma oportunidade para “estreitar os laços” entre o Supremo e os tribunais, e desenvolver uma “discussão coletiva” sobre “as reinvindicações, as expectativas e os problemas”, além de buscar uma “pauta de trabalho comum”. O ministro destacou que sua gestão à frente do Conselho Nacional de Justiça o “tem aproximado ainda mais do Poder Judiciário brasileiro como um todo”.

Durante a audiência, o representante do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Marcus Faver, falou que os TJs respondem por cerca de 80% da demanda no Brasil e precisam ser vistos de forma diferenciada dentro do Poder Judiciário. Isso porque, segundo ele, os tribunais estão em regiões diferentes. “As condições culturais, sociais e econômicas dos estados brasileiros são diferentes e isso é importante para que o centro das decisões de Brasília tomem conhecimento disso e respeitem essas diferenciações. Nós não somos um país unitário, somos um país federal”, declarou. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PB.