Discussão Coletiva

Presidentes de TJ participam de audiência no STF

Autor

20 de julho de 2012, 7h00

Os presidentes dos Tribunais de Justiça do país se reuniram nesta quarta-feira (18/7) com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, na sede da corte suprema, para tratar de problemas enfrentados pelos tribunais.

O ministro Ayres Britto considerou o encontro produtivo e disse que foi uma oportunidade para “estreitar os laços” entre o Supremo e os tribunais, e desenvolver uma “discussão coletiva” sobre “as reinvindicações, as expectativas e os problemas”, além de buscar uma “pauta de trabalho comum”. O ministro destacou que sua gestão à frente do Conselho Nacional de Justiça o “tem aproximado ainda mais do Poder Judiciário brasileiro como um todo”.

Durante a audiência, o representante do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Marcus Faver, falou que os TJs respondem por cerca de 80% da demanda no Brasil e precisam ser vistos de forma diferenciada dentro do Poder Judiciário. Isso porque, segundo ele, os tribunais estão em regiões diferentes. “As condições culturais, sociais e econômicas dos estados brasileiros são diferentes e isso é importante para que o centro das decisões de Brasília tomem conhecimento disso e respeitem essas diferenciações. Nós não somos um país unitário, somos um país federal”, declarou. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-PB.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!