Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novos direção

Fischer e Dipp tomam posse em agosto no STJ

Os ministros Felix Fischer e Gilson Dipp tomam posse nos cargos de presidente e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, no próximo dia 31 de agosto. A solenidade, que ocorre às 16h no Pleno do Tribunal, contará com a presença dos representantes dos três Poderes da República, governadores, representantes da sociedade civil, entre outros.

A eleição dos novos dirigentes se deu por aclamação de todos os membros da corte, no último dia 28 de junho. O ministro Felix Fischer também vai ocupar o cargo de presidente do Conselho da Justiça Federal, órgão encarregado da supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeira e segunda instâncias. O mandato é de dois anos.

Perfis diferentes
Natural de Hamburgo, na Alemanha, e naturalizado brasileiro, o ministro Felix Fischer formou-se bacharel em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em direito pela Universidade do Estado da Guanabara (atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Em sua trajetória profissional, ocupou, entre outras funções, a de procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná e também a de ministro e corregedor do Tribunal Superior Eleitoral. Foi, ainda, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e presidente da Comissão de Jurisprudência do STJ.

O gaúcho Gilson Dipp, 67, é ministro do STJ desde 1998, onde atua na 5ª Turma, 3ª Seção e Corte Especial. Foi coordenador-geral do Conselho da Justiça Federal (2007) e corregedor nacional de Justiça (2008-2010). Atualmente, integra também o TSE, é vice-diretor da Enfam e coordenador da Comissão da Verdade, instalada pela Presidência da República. Além disso, foi presidente da comissão de juristas que elaborou o anteprojeto do novo Código Penal. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

Revista Consultor Jurídico, 20 de julho de 2012, 7h16

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 28/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.