História viva

Justiça veta documentário sobre revoltas em Londres

Autor

17 de julho de 2012, 11h30

A BBC foi impedida de transmitir, na noite desta segunda-feira (16/7), a primeira parte de um documentário sobre a onda de revoltas que tomou conta das ruas de Londres no ano passado. Em um comunicado, a emissora apenas informou que a primeira parte do programa não seria exibida por ordem da Justiça britânica, mas que seria marcada uma nova data para a transmissão.

O motivo da proibição não foi revelado. A segunda parte continua programada para ir ao ar nesta quarta-feira (18/7). O documentário foi produzido a partir de centenas de entrevistas com pessoas que participaram dos protestos e com policiais convocados para conter a população.

As revoltas em Londres começaram no início de agosto, depois que a Polícia perseguiu e matou o jovem Mark Duggan. O episódio ainda está sendo investigado.

De uma manifestação pacífica, logo os protestos se transformaram em saques e violência generalizada em Londres e algumas outras cidades inglesas. Prédios foram queimados, lojas destruídas e pessoas agredidas por quase uma semana. Pouco tempo depois, os acusados começaram a ser julgados com pulso firme pelos tribunais ingleses.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!