Metas cumpridas

Quase todos os tribunais do país têm comissão ambiental

Autor

16 de julho de 2012, 17h52

Balanço do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça mostra que, de 2008 a 2012, o percentual de tribunais que instituíram comissões ambientais ou socioambientais, em cumprimento à Recomendação 11/2007 aumentou de 68% para 87%.

As comissões têm a atribuição de planejar, formular e acompanhar o desenvolvimento de políticas voltadas à formação e recuperação de um ambiente ecologicamente equilibrado. Segundo o balanço do DPJ, como resultado dessas políticas, 86% dos tribunais reduziram o consumo de energia, 76% diminuíram o consumo de água e 69% promovem o descarte adequado de resíduos e coleta seletiva.

Outros dados do levantamento mostram que 93% dos tribunais adquiriram impressoras que imprimem, automaticamente, frente e verso. Por sua vez, a utilização de papel reciclado e não clorado nos impressos do Judiciário hoje é adotada por 66% dos tribunais, ao passo que metade deles utiliza energia e combustíveis de forma sustentável.

Ainda conforme o balanço, 93% dos tribunais adquiriram impressoras que imprimem, automaticamente, frente e verso, e 94% dos tribunais adotaram iniciativas em favor da acessibilidade. Promoveram, por exemplo, a remoção de barreiras físicas de modo a proporcionar o irrestrito acesso de pessoas com deficiência às dependências.

O DPJ, para aferir o cumprimento das normas ambientais, enviou questionário aos 90 tribunais da Justiça estadual, Eleitoral, do Trabalho, Federal, Militar e de instâncias superiores. A pesquisa, conduzida no período de 4 a 11 de junho de 2012, foi respondida por 78 tribunais, o correspondente a 86,6% do total.

O balanço foi divulgado durante a Conferência Rio+20 pelo conselheiro José Guilherme Vasi Werner. Na ocasião, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto afirmou que “sustentabilidade é o conjunto de providências que implicam na prevenção, restauração e acautelamento”. Por isso, prosseguiu, “é que o Poder Judiciário mais e mais se volta para temas que tem o meio ambiente como causa de fricção". Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!