Apelo popular

Com fim de parceria, Direito & Literatura pode acabar

Autor

11 de julho de 2012, 18h16

Mais de 160 programas gravados, cinco temporadas e um aviso: a Presidência da Fundação Cultural Piratini, a TVE-RS, não vai renovar a parceria existente desde 2008 com a produção do programa Direito & Literatura: do fato à ficção, exibido em todo o Brasil também pela TV Justiça e divulgado semanalmente pela Consultor Jurídico.

O programa é apresentado pelo procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor da Unisinos Lenio Streck. Cada edição traz um debate, com convidados, sobre uma obra literária e seu diálogo com o Direito.

A justificativa dada ao Instituto de Hermenêutica Jurídica e ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos é que o programa não era popular o suficiente para continuar no ar.

A direção do programa diz ter sido pega de surpresa com a notícia e que se mobiliza para tentar reverter o quadro. Em nota divulgada nesta quarta-feira (11/7), o grupo conclama “telespectadores, professores, estudantes e todos aqueles que ainda acreditam no importante papel da televisão para a difusão da cultura”.

“Segundo a justificativa apresentada pela Diretoria da TVE/RS, o programa atende a um público muito específico e não se harmoniza com a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública, que deve apresentar programas ‘mais populares’ (sic)”, diz a nota.

Quem quiser opinar a respeito pode enviar mensagens às autoridades competentes nos endereços [email protected]; [email protected] e [email protected]. O título do e-mail deve ser “Protesto – TVE – Fim do Direito & Literatura”. Também podem ser enviadas mensagens de apoio por meio dos sites www.unisinos.br/direitoeliteratura e www.facebook.com/direitoeliteratura. Os textos ali postados serão publicados juntamente com a lista dos indignados.

“Trata-se, a nosso ver, de mais um lamentável episódio do gradual e silencioso processo de degradação cultural pelo qual vem passando a televisão pública no país, resultante tanto da ação quanto da omissão dos governos, independentemente de suas siglas. Lamentavelmente, o PT também faz mal à cultura. Quer aparelhar tudo, inclusive a televisão pública.”

Leia abaixo o manifesto:

O Triste Fim do Direito & Literatura na TVE-RS e a Razão Cínica da Televisão Brasileira Os gregos e a filosofia e a justiça e as artes e Quixote e Shakespeare e o Estado e a ciência e a revolução e Victor Hugo e as desigualdades e Zola e

o processo e Kafka e o sistema e o sentido e o outro e Camus e a Lei e o inconsciente e os limites e Freud e a interpretação e o poder e Machado de Assis e a República e a burocracia e a crise e Coetzee e a guerra e barbárie e o declínio… Para que refletir sobre tudo isto?, eis a questão.

É com grande tristeza que a equipe do programa “Direito & Literatura: do fato à ficção” vem a público comunicar o fim da parceria com a Fundação Cultural Piratini (TVE/RS).

Após cinco temporadas de sucesso e mais de 160 programas gravados — exibidos em todo o Brasil, também pela TV Justiça e com a divulgação do ConJur —, a Presidência da TVE/RS decidiu por não renovar o termo de cooperação técnica mantido há cinco anos com o Instituto de Hermenêutica Jurídica e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos.

Segundo a justificativa apresentada pela Diretoria da TVE/RS, o programa atende a um público muito específico e não se harmoniza com a grade de programação esperada de uma rede de televisão pública, que deve apresentar programas "mais populares” (sic).

Trata-se, a nosso ver, de mais um lamentável episódio do gradual e silencioso processo de degradação cultural pelo qual vem passando a televisão pública no país, resultante tanto da ação quanto da omissão dos governos, independentemente de suas siglas. Lamentavelmente, o PT também faz mal à cultura. Quer aparelhar tudo, inclusive a televisão pública.

Por isto é que estamos conclamando os telespectadores, professores, estudantes e todos aqueles que ainda acreditam no importante papel da televisão para a difusão da cultura: indignai-vos por esta justa causa de uma maneira simples, enviando uma mensagem de protesto às autoridades competentes ([email protected]; [email protected]; [email protected]), apenas com o título “PROTESTO – TVE – FIM DO DIREITO & LITERATURA”.

As mensagens de apoio poderão ser encaminhadas através dos sites — www.unisinos.br/direitoeliteratura e www.facebook.com/direitoeliteratura —, onde serão publicadas juntamente com a lista dos indignados.

Agradecemos, por fim, a dedicação e carinho de todos aqueles que colaboraram com este projeto inédito ao longo dos últimos cinco anos.

A Produção Executiva

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!