Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Atividade jurídica

Candidatos ao MP devem provar experiência na posse

Por 

O Conselho Nacional do Ministério Público aprovou nova regra para o preenchimento de cargos da carreira. Pelo texto, de 27 de junho, o candidato aprovado em todas as fases de concurso para o MP deverá comprovar os três anos de atividade jurídica no ato da posse. A norma, proposta pelo conselheiro Adilson Gurgel de Castro, altera o artigo 3º da Resolução 40/2009, que previa a comprovação no ato da inscrição definitiva. A decisão foi unânime.

“A nova interpretação buscou adequar-se ao texto da Constituição Federal. O entendimento anterior era bastante restritivo”, afirmou Mario Bonsaglia, procurador regional da República e membro do CNMP.

A nova regra segue decisões recentes do STF. Em abril, o ministro Luiz Fux decidiu pelo arquivamento de reclamação feita pela AGU contra decisão do CNMP que determinava a comprovação na posse, e não na inscrição definitiva.

“O STF corroborou o entendimento do CNMP e a resolução deu caráter genérico a ser observado por todo o MP”, diz Bonsaglia.

Para o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, a nova regra é uma adequação a decisões dos tribunais superiores e deve favorecer a participação de candidatos para a carreira do Ministério Púbico.

"A decisão adequa as regras de concursos a decisões dos tribunais superiores", disse. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNMP.

Clique aqui para ler a alteração na regra do CNMP.
Clique
aqui para ler a decisão do STF.

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2012, 21h30

Comentários de leitores

1 comentário

U.F.C

Fernando José Gonçalves (Advogado Sócio de Escritório)

Terão que comprovar, também, que fizeram curso intensivo de U.F.C para dar 'bordoadas' nos advogados em audiências onde se sentirem ofendidos. O ideal será que o pretenso candidato já tenha desafiado o nosso campeão Ânderson Silva.

Comentários encerrados em 18/07/2012.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.